Workshop reúne Prefeitura de Jundiaí e Governo de SP para discutir passagens de fauna

coisasdeitupeva
3 Min de Leitura


A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (SMPUMA), realizou, em parceria com a Fundação Florestal, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), a primeira edição do Workshop de Passagem de Fauna. O evento teve como objetivo reunir profissionais e especialistas em temas como conectividade de habitats; mitigação de atropelamentos de animais e instalação, monitoramento e manutenção de passagens, com a apresentação de experiências exitosas.  

Vagner Reis da Silveira, da REET, tratou do tema “O desafio da ecologia de transportes para a conservação da biodiversidade no Brasil”

“O evento foi importante para começarmos a entender estas questões. Jundiaí tem a Serra do Japi de um lado e áreas de mananciais de outro, e várias avenidas e rodovias que cortam a cidade. Estas vias acabam sendo palcos de atropelamentos de animais silvestres, por isso precisamos buscar soluções para esse problema”, destacou Marco Antônio Bedin, secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Jundiaí. “O workshop foi o primeiro passo para se iniciar a discussão do desenvolvimento de políticas públicas de proteção da fauna, o que vai garantir a travessia segura dos animais”, emendou Guilherme Lima, diretor de Meio Ambiente da SMPUMA.

Secretário Marco Antônio Bedin (à esq.): “A partir dos trabalhos apresentados neste workshop, buscaremos consolidar uma política municipal permanente, que aliará mobilidade e preservação ambiental de forma planejada”

Acompanharam as palestras cerca de 160 pessoas, vindas de cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), como Jarinu, Cabreúva, Itupeva e Campo Limpo Paulista, além da Capital e de municípios da Grande São Paulo e do estado de Goiás. A programação do workshop contou com especialistas da CETESB, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Rede Brasileira de Especialistas em Ecologia de Transportes (REET), ViaFauna e da Prefeitura de Campinas, abordando desde o licenciamento ambiental até tipos de passagens de fauna adequados para determinados grupos de animais, como primatas e quelônios (jabutis).

Para Karina de Lima, coordenadora da Câmara Técnica de Biodiversidade da APA Jundiaí, criar esse ambiente de diálogo é importante para se enxergar o quanto é preciso avançar nesta questão. “Neste evento foi possível contar com a participação de representantes dos poderes públicos municipais e estaduais, do Legislativo, de conselhos ambientais e da sociedade civil, tornando a discussão muito rica”.  

De acordo com Marco Antônio Bedin, é importante ouvir as experiências de especialistas no tema e estudar a possibilidade de aplicá-las na região. “A partir dos trabalhos apresentados, buscaremos consolidar uma política municipal permanente, que aliará mobilidade e preservação ambiental de forma planejada”, completou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ



Com informações de pferro

Compartilhar o artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.