A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) dará continuidade, neste sábado (9), à campanha de vacinação casa a casa contra a Febre Amarela em áreas rurais de Jundiaí. As equipes percorrerão as ruas do Jardim Copacabana e do Jardim Ipanema entre 8h e 16h, devidamente identificadas e com veículo oficial da Prefeitura.
A estratégia, voltada para regiões com maior risco de transmissão, tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e prevenir novos casos da doença. Desde o início do ano, já foram visitados 1.781 domicílios, com 2.248 avaliações vacinais e 597 doses aplicadas. Em 2025, o município registrou dois casos confirmados de Febre Amarela — um óbito de morador local e outro caso de visitante, que se recuperou.
Onde e quando se vacinar
Além das ações itinerantes, a vacina está disponível durante toda a semana em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, no horário de funcionamento das salas de vacinação.
O esquema vacinal segue as diretrizes do Ministério da Saúde:
- Dose única para pessoas a partir de 5 anos;
- Crianças de 9 meses a 4 anos recebem duas doses — a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos;
- Devido ao cenário epidemiológico atual, moradores e visitantes podem ser vacinados a partir de seis meses de idade.
A Secretaria de Saúde reforça que a imunização é a forma mais eficaz de prevenção e que a participação da população é essencial para proteger a cidade contra a Febre Amarela.
