As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue e de outras doenças – acontecem regularmente na cidade, num trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, através da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), responsável pela execução do mutirão na cidade.
Nos últimos três mutirões, por exemplo, as equipes da UVZ apontaram o seguinte levantamento:
- 18/03 no bairro Nova Monte Serrat: 1.262 casas trabalhadas e 572 residências fechadas ou com recusa;
- 01/04 no bairro Parque das Hortênsias: 978 casas trabalhadas e 634 residências fechadas ou com recusa;
- 15/04 no bairro Vila Independência: 198 casas trabalhadas e 51 residências fechadas ou com recusa.
De acordo com a coordenadora da UVZ, Gilmara Breda, o mutirão contra a Dengue tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos de eliminar qualquer foco que possa servir de criadouro, a fim de evitar acúmulo de água em recipientes, entulhos e outros. “Os bairros que estão sendo vistoriados com essa ação são os que infelizmente encontramos muitos ovos do mosquito através das armadilhas ovitrampas, desta forma salientamos para a importância da prevenção, evitando sempre o acúmulo de água parada. Dengue é um dever de todos a ser evitado”, explicou.
Durante os mutirões, a equipe da UVZ entra nas residências e verifica se há focos do mosquito. Em caso afirmativo, elimina e orienta o proprietário do imóvel, além de entregar informativos sobre a Dengue e também esclarece dúvidas.
Cronograma
O próximo mutirão da Dengue está programado para o dia 29 de abril, no Portal Santa Fé.