No próximo sábado, dia 2, as movimentadas ruas do Centro de Jundiaí serão tomadas por um espetáculo agrícola digno de celebração. A Tratorada da Colheita da Uva está marcada para começar às 10h, com a saída prevista para as 11h do Espaço Expressa. O evento é uma iniciativa conjunta das Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, e de Cultura da Prefeitura de Jundiaí.
O motivo da festividade é a chegada da tão aguardada colheita da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, que agora ostenta com orgulho a Identificação Geográfica, conferida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na categoria Indicação de Procedência. Este marco representa não apenas uma conquista para os produtores locais, mas também destaca a importância histórica da região.
O trajeto do cortejo promete encantar, passando por algumas das principais vias da cidade, como a Av. dos Ferroviários, Av. Antônio Segre, Rua Campos Salles, Rua do Rosário, Rua Major Sucupira, Rua Barão de Jundiaí e Rua Engenheiro Monlevade.
A peculiaridade da grafia “Jundiahy” na Indicação Geográfica é uma homenagem à tradição vitivinícola que remonta aos tempos em que uma vasta extensão de terra, conhecida como Jundiahy, era dedicada ao cultivo da uva entre o final do século 19 e o início do século 20. O desmembramento posterior resultou nos municípios distintos de Jundiaí, Louveira, Itupeva, Jarinu e Itatiba.
Eduardo Alvarez, gestor da UGAAT, destaca a importância do reconhecimento para a Uva Niagara Rosada: “É o reconhecimento da notoriedade da Uva Niagara Rosada, que surgiu aqui em Jundiaí. E nessa primeira colheita, vamos reforçar a comemoração com o cortejo passando por várias ruas e avenidas de Jundiaí. Com a Indicação, nossa uva agrega valor e o consumidor terá ainda mais certeza de comprar um produto com qualidade”. Prepare-se para se encantar com o esplendor dessa celebração que une tradição, história e sabor nas ruas de Jundiaí neste sábado.