Um surto de parvovirose humana levou à suspensão temporária das atividades na Escola Municipal Vereador Venâncio Gonzaga Ramos, em Campo Limpo Paulista. A medida foi adotada pela Secretaria de Saúde na tarde desta quinta-feira (7) e também se estendeu para todos os períodos desta sexta-feira (8).
O alerta foi emitido após a confirmação do diagnóstico de uma aluna de nove anos, identificado na última segunda-feira (4). Segundo a mãe, a criança apresentou vermelhidão na pele e foi levada ao hospital, onde exames confirmaram a presença do parvovírus B19.
Após o caso, a Vigilância Epidemiológica registrou 17 outros alunos com sintomas semelhantes — como erupções cutâneas — e cerca de 30 pacientes permanecem sob suspeita de infecção.
Possível origem dos casos
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Omocir Brezaneli, a doença pode ter sido trazida de fora da cidade durante o período de férias escolares, já que alguns estudantes viajaram para outros estados e até para o exterior.
“É uma enfermidade comum na infância, mas de fácil propagação. Por orientação médica, estamos recomendando o isolamento das crianças diagnosticadas. Em caso de sintomas, pais e responsáveis devem procurar atendimento médico imediatamente”, reforçou.
Medidas de prevenção e higienização
Para conter a disseminação, a unidade passará por um processo de limpeza e desinfecção geral neste sábado (9), incluindo maçanetas, brinquedos, tatames e demais superfícies de contato frequente. A previsão é de que as aulas sejam retomadas somente na quarta-feira (13).
A Secretaria de Saúde também orientou outras escolas da rede municipal a manter vigilância redobrada e comunicar imediatamente qualquer caso suspeito.
