Rio Grande do Sul contabiliza 41 mortos e 46 desaparecidos após temporais

O número de desaparecidos após a passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul aumentou de 25 para 46, de acordo com informações atualizadas pela Defesa Civil em um levantamento divulgado na manhã desta sexta-feira (8). O número de mortes permanece em 41.

A concentração dos casos de desaparecimento ocorre em três municípios afetados pelas fortes chuvas, como aponta o balanço. Em Muçum, há 30 pessoas desaparecidas, enquanto Lajeado e Arroio do Meio registram oito desaparecimentos cada.

O boletim também trouxe atualizações sobre o número de feridos, resgatados e cidades afetadas pela situação. Mais de 10 mil pessoas estão fora de suas casas devido às inundações, e a Defesa Civil estima que a quantidade de pessoas afetadas ultrapassa 135 mil (veja detalhes abaixo).

  • Pessoas resgatadas: 3.130
  • Municípios afetados: 85
  • Desabrigados: 3.046
  • Desalojados: 7.781
  • Afetados: 135.088
  • Feridos: 73

Na quinta-feira, o governo reconheceu o estado de calamidade pública nos municípios atingidos, com uma portaria assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, já em vigor.

O governador do estado, Eduardo Leite, visitou Muçum, cidade que registrou o maior número de óbitos e que foi severamente afetada pela passagem do ciclone.

No domingo (10), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), viajará ao Rio Grande do Sul para acompanhar a situação no estado após a passagem do ciclone extratropical. Alckmin assume a Presidência devido à viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Índia para participar da cúpula do G20. Ministros também já estiveram no estado ao longo da semana, embora o presidente Lula não tenha visitado a região, que enfrenta uma das maiores tragédias já registradas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Previous Post

Motociclista morre após bater em caminhão na Bandeirantes, em Jundiaí

Next Post

Equipe do TOR prende homem com mais de 1 kg de K9 no pedágio da Bandeirantes

Related Posts