A ampliação das condições estruturais dos Centros Esportivos, a consolidação do Plano Municipal do Esporte e o desempenho competitivo do Time Jundiaí foram os principais destaques da Secretaria de Esporte e Lazer ao longo de 2025. O ano marcou um conjunto de ações voltadas à modernização de equipamentos públicos, captação de recursos e fortalecimento das políticas esportivas da cidade.

Segundo a secretária Rita Orsi, a gestão priorizou olhar para dentro das 20 unidades esportivas, garantindo manutenção contínua. “Atuamos na zeladoria, na troca de iluminação em unidades como o Sororoca e na melhoria do paisagismo com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Com essas ações, criamos uma ambiência mais favorável para nossos alunos”, destacou.



Entre as entregas estruturais executadas pela Pasta em 2025, estão a manutenção e as ações de zeladoria realizadas no CECE Aramis Polli, a revitalização da quadra poliesportiva do CECE Léo Nogueira e a revitalização do campo do CECE Francisco Dal Santo, na Vila Rami, inaugurado no último sábado (20) pelo prefeito Gustavo Martinelli e pela equipe da SMEL.



No campo do planejamento, um dos avanços mais comemorados pela Pasta foi o Plano Municipal do Esporte, construído com participação social. “O Plano era um anseio antigo. O documento, aprovado pelo Conselho Municipal do Esporte e debatido em audiências públicas, deve ser apreciado pela Câmara no início de 2026. Ele orientará as políticas esportivas pelos próximos 10 anos e habilita Jundiaí a receber emendas parlamentares e doações privadas”, explicou Rita.
O desempenho esportivo também foi marca do ano. Com 55 modalidades e mais de 1.100 atletas, o Time Jundiaí alcançou resultados expressivos no cenário estadual e nacional. “A inédita medalha de bronze no revezamento 4×100 metros livre no Brasileiro Infantil de Natação, no Rio, foi simbólica. Os atletas ficaram a cinco centésimos do Minas Tênis Clube. Colocar o esporte público no pódio é bastante louvável”, comentou.
A Pasta ainda destacou o fortalecimento do PEAMA e a revisão estratégica das modalidades em 2025. Este ano, o prefeito Gustavo Martinelli enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o PEAMA como política pública permanente, aprovado pelos vereadores, garantindo continuidade, segurança jurídica e planejamento para as ações voltadas às pessoas com deficiência.


O movimento serviu de base para o planejamento orçamentário do próximo ano. “Criamos um exercício coletivo de construção, com foco especial na Divisão de Gestão Esportiva. Agora, vamos intensificar o uso de leis de incentivo, com apoio de empresa especializada. Também estamos planejando realizar em agosto os Jogos Escolares em Jundiaí, missão dada pelo prefeito Gustavo Martinelli”, completou.
Para 2026, a secretária afirmou que a Secretaria preparou um plano estratégico e orçamentário para seguir apoiando o esporte na cidade. “Fizemos um exercício envolvendo várias mãos e mentes, com olhar especial voltado à Divisão de Gestão Esportiva. A ideia é aperfeiçoar a organização das modalidades dos programas Esporte Campeão, que inclui o Time Jundiaí; Esporte Maior, com os atletas acima de 18 anos que participam dos nossos festivais e das aulas regulares; Escola do Esporte e o PEAMA”, completou Rita Orsi.
Confira a entrevista completa pelo youtube da Prefeitura de Jundiaí (clicando aqui).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
