Procon Notifica CPFL Após Temporal em Sorocaba e Exige Restabelecimento Imediato da Energia

Cidade foi castigada pelo temporal de sexta-feira (3) e, até o início da noite desta segunda (6), o serviço ainda não havia sido retomado em alguns bairros.
Temporal causou transtornos em Sorocaba (SP) — Foto: Arquivo pessoal

O Procon tomou medidas firmes contra a CPFL Piratininga, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região de Sorocaba, após os danos causados pelo temporal na última sexta-feira (3). A notificação exige o retorno imediato do serviço em toda a cidade e concede à CPFL um prazo de três dias para esclarecimentos sobre a demora na restauração do fornecimento de energia.

O chefe de seção de fiscalização do Procon, Rafael Almeida Ortega, assinou a notificação, na qual a prefeitura solicita esclarecimentos sobre o motivo do tempo de espera para restabelecer a energia, um plano de ação para a restauração e um plano de ação para ressarcimento dos danos sofridos pelos consumidores, como eletrônicos, alimentos e medicamentos que necessitam de refrigeração.

Embora a CPFL tenha informado que 97% dos clientes tiveram o abastecimento de energia restabelecido até a noite desta segunda-feira (6), não foi estabelecido um prazo para a normalização completa do serviço.

Mais de 60 horas sem energia: Procon notifica CPFL por demora no restabelecimento do serviço em Sorocaba — Foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

A CPFL Piratininga expressou sua disposição em colaborar com o Procon, oferecendo-se para ouvi-los nas questões que afetam a satisfação dos clientes. A concessionária ressaltou seu compromisso com a qualidade e eficiência dos serviços prestados, destacando investimentos significativos em obras e iniciativas para melhorar o atendimento aos mais de 340 mil clientes em Sorocaba.

Enquanto a energia foi restabelecida no bairro Júlio de Mesquita, a situação deixou um rastro de prejuízos, incluindo perda de medicamentos, como insulina, e alimentos perecíveis. Comerciantes locais também relataram prejuízos financeiros devido à interrupção do fornecimento de energia.

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB em Sorocaba orientou os consumidores prejudicados a buscarem ressarcimento diretamente com as concessionárias de energia. Em caso de falta de resposta, a recomendação é recorrer à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, se necessário, procurar orientação jurídica.

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