O Procon tomou medidas firmes contra a CPFL Piratininga, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região de Sorocaba, após os danos causados pelo temporal na última sexta-feira (3). A notificação exige o retorno imediato do serviço em toda a cidade e concede à CPFL um prazo de três dias para esclarecimentos sobre a demora na restauração do fornecimento de energia.
O chefe de seção de fiscalização do Procon, Rafael Almeida Ortega, assinou a notificação, na qual a prefeitura solicita esclarecimentos sobre o motivo do tempo de espera para restabelecer a energia, um plano de ação para a restauração e um plano de ação para ressarcimento dos danos sofridos pelos consumidores, como eletrônicos, alimentos e medicamentos que necessitam de refrigeração.
Embora a CPFL tenha informado que 97% dos clientes tiveram o abastecimento de energia restabelecido até a noite desta segunda-feira (6), não foi estabelecido um prazo para a normalização completa do serviço.

A CPFL Piratininga expressou sua disposição em colaborar com o Procon, oferecendo-se para ouvi-los nas questões que afetam a satisfação dos clientes. A concessionária ressaltou seu compromisso com a qualidade e eficiência dos serviços prestados, destacando investimentos significativos em obras e iniciativas para melhorar o atendimento aos mais de 340 mil clientes em Sorocaba.
Enquanto a energia foi restabelecida no bairro Júlio de Mesquita, a situação deixou um rastro de prejuízos, incluindo perda de medicamentos, como insulina, e alimentos perecíveis. Comerciantes locais também relataram prejuízos financeiros devido à interrupção do fornecimento de energia.
A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB em Sorocaba orientou os consumidores prejudicados a buscarem ressarcimento diretamente com as concessionárias de energia. Em caso de falta de resposta, a recomendação é recorrer à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, se necessário, procurar orientação jurídica.