Prefeitura de Jundiaí inicia etapa de construção do Plano de Bairro do Centro

A Prefeitura de Jundiaí deu início à construção do Plano de Bairro do Centro, uma iniciativa das Unidades de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e de Cultura (UGC) voltada à requalificação da Região Central. O objetivo é revitalizar e fortalecer esse território considerado estratégico para a cidade.

Representantes das Unidades de Planejamento e Meio Ambiente e de Cultura reuniram-se para debater a requalificação da Região Central de Jundiaí

Na primeira reunião de trabalho, a equipe técnica da Prefeitura apresentou os estudos e projetos já existentes sobre a área, e iniciou o debate sobre os próximos passos para a elaboração do plano.

Para o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, arquiteto e urbanista André Ferrazzo, a criação de um grupo de estudos com caráter interdisciplinar é essencial para lidar com a complexidade do processo. “Conciliar a preservação do patrimônio com as necessidades da população, olhando para o futuro, será um grande desafio. Queremos para o centro: vida, cultura, habitação, arborização, mobilidade, turismo e o entendimento de que esta é uma área-chave da cidade”, afirmou.

A diretora de Urbanismo, arquiteta Viviane de Cássia Olivatto Galiano, destacou que os levantamentos e projetos anteriores servirão de base para essa nova etapa. “Neste primeiro momento, estamos avaliando o material existente para que possamos construir um plano sólido e participativo”, explicou.

O Plano de Bairro do Centro também prevê a integração de outras unidades de gestão municipal, como Educação, Saúde, Esportes e Lazer, Assistência Social, Mobilidade e Transporte, FUMAS, Desenvolvimento Econômico, Abastecimento, Agronegócio, Turismo e DAE, além de promover um amplo diálogo com a sociedade.

Segundo o diretor de Patrimônio Histórico, arquiteto Fernando Maranha Peche, o envolvimento de diferentes setores será fundamental para o sucesso da proposta: “O centro histórico é um espaço multifuncional, que representa o reconhecimento, o pertencimento e a identidade da população. O envolvimento de todos os setores é fundamental para que essa área volte a pulsar com vida”.

O desenvolvimento do Plano de Bairro do Centro será conduzido ao longo dos próximos meses, com etapas de escuta pública, articulação intersetorial e aprofundamento técnico. A expectativa é que o processo resulte em diretrizes concretas para transformar a região central em um espaço mais inclusivo, sustentável e conectado com as demandas da população.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação


Com informações de lgouvea

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Previous Post

Funcionário de supermercado desaparece em Itupeva

Next Post

Governo retoma bônus de produtividade para reduzir filas do INSS

Related Posts