A Vigilância Sanitária de Itupeva, com apoio da Guarda Municipal, interditou nesta segunda-feira (11) uma Clínica para Dependentes Químicos. A operação contou ainda com profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs).
A Clínica tem prazo de 48 horas para encaminhamento de 13 dependentes que estavam internados, de forma precária e sem autorização dos órgãos competentes.
A Prefeitura de Itupeva informou que houve uma denúncia anônima sobre más condições aos internos, desde higiene até na alimentação, com comida inadequada e falta de medicamentos.
A Clínica de Dependentes funcionava no bairro do Guacuri, na rua Isac de Mesquita Júnior.
“O estabelecimento, que prestava serviços de tratamentos terapêuticos para dependentes de álcool e drogas, não tinha autorização da Vigilância Sanitária e nem de outros órgãos reguladores para funcionar, operando clandestinamente. No local não há profissionais habilitados, projeto terapêutico, fichas de atendimento e termos de consentimento dos pacientes para a realização dos serviços.
No momento da averiguação, o local abrigava 13 homens.
O estabelecimento foi interditado e recebeu a determinação de encaminhar essas pessoas aos seus familiares ou a outra instituição regularizada, no prazo de 48 horas”, informou a Prefeitura por meio de nota.