Ao expirar o segundo prazo estipulado pelo governo de Israel para a evacuação civil do norte da Faixa de Gaza, a ofensiva militar israelense está pronta para adentrar a região.
Na manhã deste domingo (15/10), às 7h no horário de Brasília, encerrou-se o novo período de tempo anunciado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI).

O porta-voz do grupo, Avichay Adraee, divulgou nas redes sociais, durante a última madrugada, que o governo israelense concedeu mais três horas para a saída da população.
No início do dia, as forças de Israel bloquearam uma área de 4 km a partir da fronteira com o Líbano, instruindo os israelenses a não adentrarem na região, conforme relatado pelo jornal The Times of Israel.
Essa ação teria sido desencadeada após um ataque com mísseis reivindicado pelo grupo xiita libanês Hezbollah, resultando na morte de uma pessoa e deixando outras três feridas.
Ar, mar e terra As FDI afirmaram em comunicado que estão preparando ataques por “ar, mar e terra” na Faixa de Gaza contra o grupo extremista Hamas, conforme delineado pelo governo israelense.
O comunicado ressaltou que batalhões e soldados israelenses estão se preparando para as próximas fases do conflito, com uma “ênfase significativa em operações terrestres”.