Neste sábado (26), o Poupatempo promove o último mutirão de agosto para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Um total de mais de 11,6 mil vagas foi disponibilizado em todos os postos do estado de São Paulo para aqueles que precisam regularizar sua situação.
Desde o início de 2023, os condutores cujas CNHs venceram ao longo deste ano devem seguir o cronograma padrão de renovação, ou seja, renovar o documento em até 30 dias após o vencimento. A renovação também pode ser realizada nos 30 dias que antecedem a data de validade impressa no documento.
Já os motoristas cujas CNHs expiraram ao longo de 2022 ainda devem aderir ao calendário estendido, estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que fixa prazos de renovação com meses de antecedência em relação à data de vencimento.
O prazo máximo para a regularização das CNHs expiradas entre junho e dezembro de 2022 se estende até 31 de agosto deste ano.
O agendamento pode ser realizado por meio do portal, aplicativo ou WhatsApp do Poupatempo, utilizando o número (11) 95220-2974.
Os motoristas têm a opção de solicitar a renovação da CNH online, através dos sites do Detran e do Poupatempo, ou pelo aplicativo do Poupatempo. É necessário possuir um documento em situação regular, sem suspensão ou cassação.
Vale ressaltar que a renovação simplificada deve ser preferencialmente feita de forma remota. Nesse caso, o motorista não precisa comparecer pessoalmente a uma unidade, apenas seguir as instruções do atendimento online e realizar o exame médico na clínica designada. O novo documento será enviado ao endereço registrado via serviço postal.
Cabe mencionar que dirigir com CNH vencida é considerado uma infração gravíssima, sujeita a multa no valor de R$ 293,47, conforme estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).