Parentes que aproveitaram o feriado prolongado para visitarem os túmulos de entes queridos no Cemitério Parque dos ipês tiveram uma surpresa desagradável na manhã desta sexta-feira (22).
“Cheguei no cemitério por volta das 6h30 e notei muitos túmulos sem as placas de identificação. Vários tiveram as placas furtadas. O local precisa reforçar a segurança. Tinha até placas de mármore raspadas, indicando que o ladrão usou ferramentas para levar os itens de bronze”, contou o leitor Tiago Donizeti. “Muito triste encontrar essa situação”, completou.
Nota Em nota, o Cemitério Parque dos Ipês “esclarece que, em 49 anos de história, nunca houve ocorrência dessa natureza.” Porém, no final do ano passado, quando outras placas haviam sido furtadas, o cemitério informou que iria fazer a reposição do material .
No comunicado desta sexta-feira (22), o cemitério informa que estão investindo “em segurança perimetral, com a instalação de gradil em todo o entorno do cemitério, em substituição ao alambrado hoje existente, investindo também na implantação de uma portaria com controle de acesso, para que de forma efetiva possamos guardar com máximo respeito e dignidade a memória dos nossos entes falecidos.
Concomitante às ações de melhoria na segurança, as placas de reposição já foram encomendadas e serão repostas tão logo às recebermos. O tempo de espera se dá pelo número de placas furtadas e o procedimento de preparo do novo material. As placas atualmente utilizadas, ao contrário do que possa parecer, não são de bronze, mas sim de uma liga de latão, e serão substituídas por material que não terá mais condições de reaproveitamento.”
A nota aponta ainda que “ciente das responsabilidades que tem, o Cemitério Parque dos Ipês ressalta que trata todos os assuntos relacionados aos seus concessionários com a profunda atenção aos valores que fundamentam nosso acolhimento: Boa vontade, Humildade, Caridade e Valores Cristãos, Ética, Respeito, Atendimento Humanizado e Qualidade.”
Cemitério dos Ipês vai trocar placas após furtos.