A Prefeitura de Itupeva completa uma semana desde a retomada das atividades físicas presenciais do Projeto de Esportes para Todos (PEPT). As aulas estavam paralisadas por conta da pandemia do Coronavírus e pela fase que o município se enquadrava do Plano São Paulo, sendo que apenas uma parcela dos alunos conseguiam fazer as atividades de maneira remota (on-line).
As modalidades são oferecidas pela Secretaria de Esportes e Lazer e buscam estimular a prática de atividades motoras e até o esporte de alto rendimento a todas as pessoas com deficiência.
A professora Jane Bergantin, responsável pelo PEPT, explica sobre a retomada. “Estamos seguindo os protocolos sanitários e de saúde, reforçando a importância da higienização. Estamos com a expectativa que os alunos retomem o quanto antes, até o momento a volta tem sido gradativa”, disse ela.
O morador do bairro Santa Fé, Robert Nathan Souza Matos, de 17 anos, é aluno do PEPT, na modalidade de atletismo e afirmou que ficou muito feliz com o retorno das atividades do programa. “Eu fiquei muito animado com esta retomada, após longo período ausente por causa da pandemia. Esse retorno está ocorrendo aos poucos, seguindo todos os protocolos de saúde e higiene, utilizando máscara e estamos sendo imunizados”, disse.
Modalidades e horários das atividades já retomadas:
– Tênis de Campo:
segunda-feira (13h30 às 15h30) e quarta-feira (8h30 às 9h30).
– Atletismo:
segunda-feira (17h às 18h30) e terça e quinta-feira (7h30 às 8h30).
– Ciclismo:
terça e quinta-feira (8:30 às 11:30 e 14 às 17:30), a cada 40 minutos, uma turma participa da atividade.
Saiba mais – O PEPT foi implantado na cidade pela professora Jane Bergantin, quando ainda pertencia ao quadro de servidores da Apae. Quando a profissional ingressou no serviço público (concurso) o projeto foi encampado pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Itupeva, juntamente com as demais atividades oferecidas à população. O PEPT conta com aproximadamente 50 alunos inscritos nas modalidades de atletismo, ginástica, natação, tênis, bocha e ciclismo, e a professora Jane conta no momento com o auxílio dos professores José Roberto e Lucas Arruda.