Pedido de cassação de Arthur do Val é aprovado por unanimidade pelo Conselho de Ética da Alesp após falas machistas sobre ucranianas

Após sessão tumultuada, processo segue agora para votação no Plenário da Casa. Deputado perderá o mandato se maioria dos 94 parlamentares votar a favor do projeto.

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (12) o pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar.

Os nove membros do conselho acataram o parecer do relator Delegado Olim (PP). O processo contra o deputado foi aberto após áudios machistas sobre refugiadas ucranianas terem vazado no início de março, durante viagem para suposta ajuda humanitária ao país. Arthur do Val considerou uma medida “desproporcional” e “perseguição política” .

O processo seguirá agora para votação em Plenário em forma de projeto de lei. A perda de mandato só ocorrerá, de fato, se a maioria dos 94 deputados estaduais votarem a favor do projeto.

A sessão foi marcada por tumulto. A militância do MBL, movimento do qual Do Val faz parte, compareceu à Alesp durante a votação. Com cartazes, gritaram na porta do local da reunião “Não à cassação”. Policiais militares lotaram os corredores da Casa para tentar impedir alguma confusão.

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da ALESP, que pede a cassação do Deputado Arthur Do Val, por quebra de decoro parlamentar após dizer frases sexistas contra mulheres refugiadas ucranianas. —

Mulheres ucranianas que vivem no Brasil e que pedem a punição do parlamentar também estiveram presentes.

“Eu errei, ponto final. Quero pedir desculpas principalmente às mulheres ucranianas que estão aqui. Agora, vamos ser sinceros. Todo mundo sabe que esse processo de cassação não é pelo que eu disse, mas por quem disse. A verdade é que todos aqui me odeiam. Esse processo não é pelos meus defeitos, mas por minhas virtudes”, disse Arthur do Val.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Previous Post

Os alunos do curso de ‘Técnicas Básicas de Cabeleireiro’ tiveram um dia de aprendizado na prática

Next Post

Mulher morre após se engasgar com pedaço de carne em Anápolis

Related Posts