O vazamento de 35 mil litros de óleo diesel, proveniente de um acidente envolvendo um caminhão-tanque e uma carreta na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) em Jundiaí (SP) nesta quinta-feira (2), teve como desdobramento o alcance de parte do produto até a lagoa do Parque Botânico Jardim Tulipas.
Após a colisão, o óleo diesel se espalhou, atingindo o local através das galerias de águas pluviais. Em resposta, equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) de Jundiaí isolaram a área da lagoa para realizar a limpeza. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também foi acionada para supervisionar a situação e coletar amostras para análise.

A Cetesb informou que foram instaladas barreiras de contenção e absorção do óleo tanto na entrada como na parte de escoamento da água do lago, com o objetivo de evitar que o óleo atingisse o Rio Jundiaí. A entidade acompanha de perto os trabalhos e orienta a aplicação de mais barreiras, se necessário.
Adicionalmente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Indaiatuba foi alertado sobre a possibilidade de interromper a captação de água do Rio Jundiaí, caso a presença do produto seja detectada.
Os esforços de remoção e limpeza dos ambientes afetados devem continuar pelo menos até o dia seguinte, segundo as autoridades. As ações administrativas serão avaliadas após o encerramento das operações emergenciais.
O acidente resultou em uma “cascata” de óleo diesel, com o derramamento de milhares de litros do combustível na pista, conforme relatado pela concessionária responsável pela rodovia.