Faleceu nesta segunda (21), aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, conhecido mundialmente como Papa Francisco. Ele foi o primeiro papa vindo da América Latina e marcou seu pontificado por ações voltadas à inclusão, humildade e renovação da Igreja Católica.
Durante seu período à frente do Vaticano, Francisco ficou conhecido por adotar hábitos simples e aproximar a Igreja das realidades sociais, promovendo o diálogo inter-religioso, a acolhida de minorias e a valorização dos mais vulneráveis.
“O Papa Francisco nos guiou com coragem, fé e amor ao próximo, principalmente aos marginalizados”, declarou o Vaticano em nota oficial.
Como manda a tradição, o funeral tem início na Basílica de São Pedro, com o corpo exposto para orações e homenagens. A cerimônia se encerrará com a Missa de corpo presente na Praça de São Pedro.
O comunicado oficial também destacou: “O Bispo de Roma, Francisco, voltou à casa do Pai. Toda sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Com gratidão, entregamos sua alma ao amor misericordioso de Deus.”