Palestras reforçam direitos, segurança e cidadania da pessoa idosa em Jundiaí

coisasdeitupeva
3 Min de Leitura


A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Centro de Integração da Cidadania (CIC), a OAB Jundiaí e com apoio do Núcleo de Direitos Humanos e da Secretaria de Justiça e Cidadania, segue promovendo ações de informação e proteção à população idosa. Nesta quarta-feira (26), às 9h, a UBS Morada das Vinhas recebe a palestra “Direitos dos Idosos, Fake News, Fraudes e Crimes de Violência contra a Pessoa Idosa”, aberta ao público e voltada especialmente aos moradores da região. O encontro acontece na Rua Uva Niágara, 699, Morada das Vinhas.

A iniciativa visa propagar os  “Direitos, Segurança e Cidadania da Pessoa Idosa”, ampliando o acesso à informação e fortalecendo a autonomia da pessoa idosa. Participam das palestras os especialistas Karina Cavalcante (Direito do Consumidor), Wilians Cristian da Silva (Direito Médico e do Consumidor) e José Albino Miazzo, assessor de Políticas para o Idoso da Prefeitura de Jundiaí.

Na última segunda-feira (24), o encontro realizado no CECCO Jundiaí reuniu dezenas de idosos em uma tarde de troca, esclarecimentos e acolhimento. Os participantes puderam relatar dúvidas e experiências relacionadas ao uso de redes sociais, golpes financeiros, empréstimos consignados e situações de vulnerabilidade.

De acordo com José Albino Miazzo, o resultado da atividade de ontem reforça a necessidade de ampliar o trabalho pelo município.  “No evento realizado ontem no CECCO houve muita interação dos participantes. O resultado foi tão positivo que pretendemos levar o evento a todos os territórios de Jundiaí, por meio dos CRAS e de outros espaços onde os idosos se reúnem. Nosso objetivo é que ninguém fique sem informação ou apoio.”, afirmou o assessor.

“A atividade de ontem foi muito rica, especialmente pela participação ativa dos idosos. Tivemos, inclusive, uma demonstração de Krav-Maga com a professora Andréa Bonamigo dos Santos, que apresentou técnicas simples de autodefesa e prevenção. Esse momento foi muito significativo, porque reforça que segurança também se constrói com conhecimento, confiança e fortalecimento emocional. Nosso objetivo é sempre oferecer conteúdos que ampliem a autonomia da pessoa idosa e contribuam para seu bem-estar integral”, destacou a gerente e psicóloga do CECCO, Fernanda Torres Apollonio.

As ações fortalecem a rede de proteção e garante que cada pessoa idosa de Jundiaí tenha acesso à informação de qualidade, segurança e cidadania.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação



Com informações de Fabiana Pupo

Compartilhar o artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.