As obras de reforma do Complexo Esportivo Romão de Souza, no Jardim Colônia, seguem em ritmo avançado, trazendo melhorias significativas para alunos, atletas e visitantes.
No início desta semana, o prefeito Gustavo Martinelli visitou o local acompanhado da gestora da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Rita Orsi, do gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Marcos Galdino, e de equipes técnicas para acompanhar o andamento das intervenções.
O objetivo da reforma é modernizar a infraestrutura do complexo, garantindo mais segurança, conforto e qualidade. “Essa obra valoriza o esporte, promove saúde e qualidade de vida, e atende a todas as necessidades da população”, destacou o prefeito.

Serviços em andamento
Entre os trabalhos atuais, estão:
- Construção de alvenaria interna dos vestiários;
- Montagem das tesouras metálicas da cobertura dos vestiários.
O projeto prevê a reforma completa dos vestiários, instalação de telhas térmicas, melhorias em fundações, superestrutura, impermeabilização, pisos, revestimentos, instalações hidráulicas e elétricas, além de adequações em acessibilidade.
No campo de futebol, serão instalados 12 postes de iluminação com lâmpadas LED, permitindo o uso noturno, além de demarcação das faixas, plantio de grama e ajustes no sistema elétrico e de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).

“É uma obra essencial para a cidade, especialmente pelo salão multiuso, que abriga seis modalidades esportivas e apresentava problemas estruturais. O Complexo é bastante frequentado por crianças, jovens e pessoas da melhor idade, e também recebe treinos de clubes locais e campeonatos da Liga Jundiaiense”, ressaltou Rita Orsi.
Continuidade das atividades
Durante a reforma, os alunos foram realocados para outras unidades definidas pela UGEL. Atualmente, 745 pessoas participam das modalidades que utilizam o salão multiuso. “Nenhuma atividade foi interrompida e os alunos continuam com suas práticas normalmente”, acrescentou Rita Orsi.
Revitalização da área externa
O projeto também inclui melhorias externas, como:
- Pintura das quadras de basquete e instalação de novos aros;
- Nivelamento do solo;
- Pavimentação da via de acesso lateral ao complexo.
“O Romão de Souza é um dos complexos esportivos mais tradicionais de Jundiaí e, com esta reforma, ganha uma nova vida. Moradores de diversos bairros terão mais conforto e segurança para convívio e prática esportiva”, destacou Marcos Galdino.
