O Irã convoca representante brasileira em Teerã após apoio do Brasil aos EUA. Após 4 dias de funeral, o enterro do general Soleimani ocorre hoje em Kerman, sua cidade natal. O podcast O Assunto discute o programa nuclear iraniano: que ameaça ele representa agora que o país diz que não irá cumprir o acordo de 2015? E os números do desmatamento no Brasil: Amazônia e Cerrado perderam juntos 16,1 mil km² de floresta entre agosto de 2018 e julho de 2019.
Tensão no Oriente Médio
O corpo do general Qassem Soleimani será enterrado hoje em Kerman, no Irã. Uma multidão acompanha a procissão pelas ruas da cidade natal do comandante militar, morto em um ataque americano em Bagdá, no Iraque.
O assassinato de Soleimani provocou uma escalada na tensão entre EUA e Irã, e uma troca de ameaças entre os dois países que deixa o mundo em alerta. Ontem, o secretário de Defesa americano, Mark Esper, contradisse o presidente Trump e negou que os EUA atacariam alvos do patrimônio histórico iraniano, em caso de retaliação pela morte do general.
Impacto também é sentido na diplomacia brasileira. O Itamaraty confirmou que uma representante brasileira foi convocada em Teerã, mas não explicou qual foi o teor da conversa. Um dia após a morte de Soleimani o Brasil divulgou comunicado apoiando os EUA e a “luta contra o flagelo do terrorismo”.
O Assunto
A morte de Soleimani pelos Estados Unidos levou o Irã a anunciar que voltará enriquecer urânio sem limites. O podcast O Assunto discute o grau de ameça do programa nuclear iraniano após o país anunciar a saída do acordo de 2015. Renata Lo Prete conversa com o pesquisador de Harvard Hussein Kalout e o físico Dalton Barroso.
Carole Ghosn
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/v/q/rEWqrGSkCiW28NmewAfg/carole-ghosn-1.jpg)
Carole Ghosn, esposa do ex-chefe da parceria Renault-Nissan Carlos Ghosn, é alvo de um mandado de prisão no Japão. Promotores emitiram pedido por falso testemunho, segundo a imprensa japonesa. O casal está há uma semana no Líbano, depois que Ghosn fugiu de sua prisão domiciliar no Japão.
Números do desmatamento
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/F/4/ba9jd2RWGX7A4DgoimQA/784749e1421cfa3c0fa0172ac69e828d.jpg)
Dois dos maiores biomas do país, a Amazônia e o Cerrado perderam juntos 16,1 mil km² de floresta entre agosto de 2018 e julho de 2019, segundo dados do Sistema Prodes, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). A área desmatada equivale a 11 cidades de São Paulo. Enquanto na Amazônia o desmatamento ocorre sobre terras públicas “sem dono”, que são alvos de grilagem; no Cerrado, a devastação se dá em terras legalizadas, impulsionada pelo agronegócio, de acordo com especialistas.
Os caminhos do emprego
A tradição é sempre a mesma: o ano novo chega e as resoluções se renovam. Mas, para quem está em busca de emprego, não bastam pedidos e expectativas. É preciso planejamento e persistência, diante da retomada lenta da economia.
Brexit mais próximo
O Parlamento britânico se reúne para a primeira de três sessões de debates sobre o acordo para o Brexit, que foi aprovado em dezembro. O texto do premiê Boris Johnson poderá receber emendas até o dia 9 de janeiro. Depois disso, está prevista a votação final na Câmara dos Comuns e o encaminhamento para a Câmara dos Lordes, que precisa ratificar o resultado.
Com informações do G1