Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.
Chega a 25 o número de mortos pelo coronavírus na China, e novos casos da infecção são confirmados no Japão e na Coreia do Sul. O governo brasileiro assina o decreto para permitir que militares da reserva atuem no INSS para tentar diminuir a fila de pedidos. Com o celular do homem mais rico do mundo pode ter sido hackeado, e a trama até o príncipe que é o principal suspeito estão no podcast O Assunto. E você já programou seu fim de semana? O G1 traz a lista de filmes que acabaram de chegar ao cinema, alguns deles na briga pelo Oscar. Mas se você é da folia se prepare para sair do chão com os ensaios técnicos das escolas de samba de SP.
Coronavírus na China
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/n/X/ZTycnXQ820gR2TVXGb1Q/corona-virus-v2-01.jpg)
Subiu para 25 o número de mortos por causa do novo coronavírus na China, e mais de 800 casos da contaminação foram confirmados. Cinco cidades entraram em quarentena e mais de 23 milhões de chineses estão isolados.
Os números de casos também não param de subir por lá, e já são 835 confirmados e 1.072 suspeitos. O Japão e a Coreia do Sul também confirmaram novos casos da doença que já chegou aos EUA. No Brasil, os 5 casos suspeitos foram descartados.
Quem são as vítimas?
Homens idosos e com problemas de saúde são mais da metade dos mortos por coronavírus na China. A idade média das vítimas é de 75 anos, segundo o Comitê Nacional de Saúde. Veja o perfil de 18 dos mortos pela infecção.
Chuva em BH
A chuva forte que era prevista para a madrugada em Belo Horizonte (MG) provocou alagamentos na região da Pampulha, depois que o córrego do Onça transbordou. Ruas e avenidas ficaram intransitáveis, e a previsão é de mais chuva ao longo do dia.
Filas do INSS
O vice-presidente Hamilton Mourão assinou o decreto que libera militares da reserva para atuar no INSS. O objetivo é reduzir a fila que chega a quase 2 milhões de pedidos. A proposta enfrenta resistência do Ministério Público, que questionou a alternativa no TCU. Segundo os procuradores, o governo está criando uma “reserva de mercado”.
Proteção de terras indígenas
Ontem à noite, o presidente Bolsonaro comentou a criação do Conselho da Amazônia, para preservação ambiental, e afirmou que “cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós”. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Abip) afirmou em uma rede social que entrará na Justiça contra Bolsonaro por crime de racismo. Veja no vídeo acima.
Vestibular
Às 10h, a Fuvest divulga a lista de aprovados na 1ª chamada do vestibular 2020 da USP. Cerca de 35 mil candidatos que fizeram a 2ª fase da prova disputam 8.317 vagas para 106 cursos oferecidos pela instituição.
Funk, samba e folia 🎉
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/3/D/s2PqfBS7OOnldHTdtgjQ/05.jpg)
A funkeira Lexa agora tem uma nova casa no carnaval carioca. A Unidos da Tijuca escalou a cantora para ocupar o cargo de rainha de bateria.
“O meu trabalho foi crescendo e isso ajuda também as pessoas a me conhecerem. Sem contar a minha história com o carnaval, para dizer que eu não caí ali de paraquedas. Foi muito especial e eu me senti acolhida”, conta ela em entrevista ao G1.
Mais carnaval
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/Q/9/FKjXBeTH6kvh76Lb8ZKg/dsc-0190-1280x848.jpg)
- Atrás do trio elétrico: G1 dá dicas para pular o carnaval de Salvador sem perrengue
- Delegados alertam para ‘boa noite, Cinderela’ em blocos de carnaval no Rio; veja orientações
- Mocidade, Gaviões e Dragões fazem ensaio técnico no Anhembi neste final de semana; confira agenda
- Águia de Ouro promete desfile com ‘estética vibrante’ e fantasias luxuosas em desfile no carnaval
Cinema 🍿
Entre os filmes que entraram em cartaz esta semana estão o favorito à categoria principal do Oscar, um drama baseado em fatos com Tom Hanks e uma animação infantil dublada por Lázaro Ramos. Veja os comentários do G1 sobre ‘1917’, ‘Um lindo dia na vizinhança’ e ‘Um espião animal’ e se prepare a pipoca.
Com informações do G1