Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.
A OMS decide se decreta ou não emergência global por causa do coronavírus, que deixa o mundo em alerta e é tema do podcast O Assunto. A doença que já matou 17 pessoas na China se espalhou pela Ásia, chegou aos EUA e, talvez, até ao Brasil. Começa a valer a nova lei anticrime. O pacote foi aprovado pelo Congresso e sancionado por Bolsonaro, mas teve 4 pontos suspensos por Fux. Bolsonaro embarca para sua 1ª viagem oficial à Índia. E o que sabe sobre a suposta invasão do celular do homem mais rico do mundo.
Coronavírus
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/I/y/2zIGUbSvGmPyby3Aoa0Q/virus-getty.jpg)
Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltam a se reunir para debater medidas contra o surto do novo coronavírus. Ficou para hoje a decisão sobre decretar ou não emergência global por causa do vírus que provoca pneumonia e já matou 17 pessoas na China e tem 544 casos em todo o mundo.
O novo vírus apareceu primeiro em um mercado de frutos do mar na província de Wuhan, se espalhou pela Ásia e chegou aos EUA. Um caso suspeito é investigado aqui no Brasil, mas o Ministério da Saúde nega a suspeita. A paciente que mora em MG esteve na China, mas não na área de contágio.
Pacote anticrime
O pacote anticrime, aprovado pelo Congresso e sancionado em dezembro por Bolsonaro, entra em vigor hoje com 4 pontos barrados por tempo indeterminado pelo ministro Luiz Fux, do STF. Entre as medidas suspensas estão a criação do juiz de garantias, as novas regras para o arquivamento de inquéritos, a soltura de presos em flagrante que não passarem por audiência de custódia em 24 horas e o ponto que restringe a atuação de juízes que tiverem contato com provas não admitidas durante o processo.
Já entre os pontos que passam a valer hoje estão a pena máxima de 40 anos de prisão e a proibição de ‘saídão’ para condenados por crime hediondo com morte. Veja, ponto a ponto, o que estabelece a nova lei anticrime.
Bolsonaro no Taj Mahal
Bolsonaro embarca hoje de manhã para sua primeira viagem oficial à Índia. No país, ele participará das comemorações pelo Dia da República e terá encontros com empresários e líderes políticos, entre eles o primeiro-ministro Narendra Modi e o presidente Ram Nath Kovind. A agenda de 3 dias ainda inclui visita ao Taj Mahal.
Jeff Bezos hackeado?
A ONU pediu investigação e cobra providências sobre a suposta invasão do celular de Jeff Bezos. O homem mais rico do mundo teria sido vítima de espionagem iniciada por um arquivo de vídeo enviado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita via WhatsApp. Bezos é fundador da Amazon e o dono do “The Washington Post”. Para a ONU, o objetivo do ataque hacker era “vigiar, se não silenciar” reportagens do jornal sobre o governo saudita.
Carnaval mais exigente
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2019/03/02/imperio-casa-verde_2019-03-02_q98a1209_fabio_tito-g1.jpg)
As escolas de samba de SP vão passar por uma avaliação mais exigente dos jurados a partir deste ano. As regras mudaram ontem à noite, e os ritmistas terão que mostrar paradinhas ou outras novidades para que a nota dos desfiles no Anhembi suba.
Com informações de G1