PANROTAS / Emerson Souza
No Travel Tech Hub Day, evento realizado pela Travel Tech Hub e PANROTAS, Guilherme Ferreira, country manager Brasil da Netactica, apresentou boas práticas de integrações entre plataformas de reservas de viagens.
O guia prático apresentou, primeiramente, o que é a integração. “É a comunicação que conseguimos fazer entre plataformas, que podem ter linguagens diferentes, mas precisam de uma ponte para se comunicar”. No caso do Turismo, a integração existe para que se exista um fluxo de compra/reserva de produtos de forma centralizada e unificada, sem necessidade de acessar múltiplas fontes manualmente.
A integração já é usada em diversos serviços do Turismo, como obter tarifas de hotel, fazer um pagamento, enviar um voucher, emitir um boleto aéreo, reservar um carro, realizar um upgrade e de cabine de cruzeiro, comprar tíquetes, ver fotos do quarto de hotel, receber avaliação e muito mais.
Como escolher uma plataforma de reservas de viagens
PANROTAS / Emerson Souza
As plataformas de reservas de viagens, portanto, se sustentam por meio da unificação de múltiplas integrações, centralização e padronização de informações e múltiplas formas de distribuição. Neste sentido, o executivo apontou um guia prático na hora de escolher uma plataforma. Confira abaixo:
Diferenciais entre plataformas
Elas mostram se é necessário criar algo do zero ou escolher uma plataforma no mercado – e, principalmente, qual delas escolher. “Pensar qual é o objetivo, para que eu estou adotando uma plataforma. Ela atende ao que eu preciso?”.
Ao adotar uma plataforma, leve em conta:
- Integrações disponíveis
- Conteúdo e alcance de integrações
- Motor de regras
- Formas de distribuição
- Suporte
Como navegar?
O que levar em consideração ao escolher uma plataforma ou construir algo do zero? Como acontece o funcionamento da plataforma escolhida? Leve em conta:
- Detalhamento de tarifas
- Custos de conversão
- Formas de pagamento
- Tempos de respostas
- Profundidade
- Distribuição e mercado
Dicas práticas
- Cache: o conceito aplicado a tecnologia, que guarda informações que serão buscadas a todo tempo, pode ser implementado no mercado: Armazenar imagens que possuem poucas mudanças e armazenar tarifas e validá-las antes de reservar.
- Compressão: pegar um arquivo e comprimi-lo para usar menos internet e menos tempo, neste caso, técnicas como GZip ou até de reflexão são importantes – será que preciso reproduzir todas essas informações de novo?
- Equipe: pensar na diferença entre profissional de mercado e profissional do mercado e como eles se completam. Os profissionais do mercado se conhecem, conhecem as plataformas, e podem ser viciados, apesar de conhecer “o caminho das pedras”. O profissional de mercado pode ser tecnicamente muito bom mas precisa também conhecer o mercado.
- Contingência: buscar o equilíbrio entre não depender de apenas um, mas também não ter em demasia – vale a pena ter disponível um hotel em um destino que é pouco procurado?
Como podemos acertar mais do que errar?
- Buscar informações
- Networking
- Se aprofundar nos detalhes
- Relação humana
Patrocinadores Travel Tech Hub Day
O Travel Tech Hub Day, da comunidade Travel Tech Hub, conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores:
Argo, Conta Simples, Copastur, Iterpec, Krooze, Ligaí, Lemontech, Omnibees, Onfly, Paytrack, Planne, Travel Compositor e ViagensPromo; apoio: Abav-SP | Aviesp, Cubo Itaú, Inovativos e Turistech Hub.
Com informações de Laura Enchioglo