A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a CPFL Piratininga e empresas de telecomunicações, realizou nesta semana mais uma etapa do mutirão de limpeza e reordenamento da fiação aérea na região Sul da cidade. As equipes atuaram nas ruas Casemiro de Abreu, Nicolau Orsi e Padre Felisberto Schubert, no bairro Vila Alati, na região da Vila Maringá.

O objetivo é o reordenamento de cabos das operadoras de telecomunicações, com a retirada de fios soltos, em desuso ou que apresentam risco à segurança de motoristas e pedestres. Além da questão da segurança, o trabalho também promove a limpeza da rede aérea e melhora o aspecto visual.
“O mutirão é uma ação permanente da Prefeitura, realizada em parceria com a CPFL e as empresas de telecomunicações, com foco na segurança da população e na organização da cidade. Estamos retirando fios irregulares e reordenando os cabos para evitar riscos e garantir mais qualidade urbana”, destacou Jeferson Coimbra, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP).
O mutirão teve início em 2025 e já passou por diferentes regiões da cidade, como Fazenda Grande, Novo Horizonte, Anhangabaú, Hortolândia, entre outros. Foram regularizados mais de 150 quilômetros de rede aérea e 3.768 postes.
Nesta nova fase, as ações estão concentradas na região Sul, e o reordenamento será realizado em pelo menos 2.000 postes. O cronograma segue as orientações do Departamento de Iluminação Pública da SMISP.
“Seguimos um planejamento técnico definido pelo Departamento de Iluminação, priorizando áreas com maior necessidade e que possam oferecer riscos ao cidadão, garantindo que as empresas responsáveis façam a adequação correta da fiação”, explicou Carlos Bocci, diretor de Iluminação.



Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
