Uma moradora do Centro de Jundiaí pode ser condenada a até cinco anos de reclusão por maus-tratos a animais. Residente em um apartamento, ela foi levada à delegacia neste fim de semana após ser filmada à distância em suposto ato de agressão a um dos seus dois cães.
Uma vizinha foi responsável pelas imagens. Segundo ela, há cerca de três meses a moradora machuca seus cães, que choram durante os maus-tratos. O choro teria feito com que a testemunha buscasse saber o que estava acontecendo, notando, então, as agressões.
Após resolver filmar o crime para servir de prova contra a mulher, a vizinha acionou uma ativista dos direitos dos animais. No fim de semana, a acusada foi procurada em casa e teve de acompanhá-la, junto com guardas municipais, até a delegacia.
Com a mudança na lei em fevereiro deste ano, o crime de maus-tratos a animais deixou de ser delito de menor potencial ofensivo, apenado, até então, com detenção de três meses a um ano.
A partir da nova norma, o autor do delito responde a processo penal que pode condená-lo a até cinco anos de reclusão. O crime também passou a ser inafiançável.
A moradora do Centro, no entanto, não permaneceu presa. Ela foi liberada, uma vez que a polícia irá analisar cuidadosamente as imagens. No entanto, os cães foram retirados de sua guarda.
Segundo a polícia, os animais foram levados a um lar temporário para passar por cuidados veterinários. Posteriormente, caso seja comprovado o delito, serão colocados para adoção.
Via Imprensa Policial