Faleceu nesta sexta-feira (11), aos 52 anos, o ex-secretário de Saúde de Jundiaí, Luís Carlos Casarin. Ele foi responsável pela pasta durante a gestão do ex-prefeito Pedro Bigardi, a partir de 2012, e teve papel importante na reestruturação do sistema público de saúde da cidade.
Casarin era casado e não tinha filhos. Os detalhes sobre o velório ainda não foram divulgados pela família.
Destaque na saúde pública
Casarin era reconhecido por sua defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e por promover avanços na área da saúde mental durante sua gestão, com destaque para o fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Também foi um dos responsáveis por trazer as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para Jundiaí, ainda quando atuava no Ministério da Saúde.
O ex-secretário Dênis Crupe, também da gestão Bigardi, lamentou a perda:
“Perdi um irmão. Estamos cuidando de todos os detalhes para o velório em Jundiaí.”
O ex-prefeito Pedro Bigardi também se manifestou:
“Foi um grande amigo e um defensor incansável do SUS. Trabalhamos juntos desde a minha primeira campanha, e ele deixou uma marca importante em nossa cidade.”
Trajetória em outras cidades
Além de Jundiaí, Casarin também foi secretário de Saúde de Mauá e Paulínia, cidades onde deixou um legado de melhorias na gestão da saúde pública. Em Paulínia, recebeu uma Moção de Congratulações da Câmara Municipal, aprovada por unanimidade.
O vereador Antônio Miguel Ferrari destacou, na ocasião:
“Casarin foi um profissional dedicado à valorização do SUS. Com uma trajetória exemplar, atuou como professor, gestor e técnico, sempre buscando um sistema de saúde mais justo e eficiente.”
Formado em Odontologia pela UNICAMP, Casarin era mestre em Saúde Coletiva, com especializações pela Fiocruz e pelo Hospital Sírio-Libanês, além de ter trabalhado diretamente com o Ministério da Saúde, em Brasília.
