Um menino de 13 anos morreu nesta segunda-feira (7) no Pronto Atendimento da Ponte São João, em Jundiaí (SP), após relatar dores na coxa dias depois de participar de uma partida de futebol. O caso foi registrado como morte suspeita e está sendo investigado pela Polícia Civil.
De acordo com o boletim de ocorrência, o adolescente havia caído durante o jogo na última sexta-feira (4) e, após sentir desconforto persistente na região da coxa, procurou atendimento médico na segunda-feira. Poucas horas depois, ele não resistiu.
Uma prima da vítima informou à polícia que o menino era saudável, sem doenças pré-existentes ou uso regular de medicamentos.
Ainda segundo informações do prontuário médico, o garoto apresentou sintomas compatíveis com miosite pós-viral, uma inflamação muscular associada a infecções virais. Exames também identificaram níveis elevados de enzimas musculares, além de redução de leucócitos e plaquetas.
A médica responsável pelo atendimento relatou à Polícia Civil que o quadro clínico indicava um possível caso de rabdomiólise severa, condição grave causada pelo rompimento de fibras musculares, liberando substâncias tóxicas na corrente sanguínea — o que pode levar à falência renal.
A ocorrência está sob responsabilidade do 3º Distrito Policial de Jundiaí. A Prefeitura foi procurada, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem.
