Uma lontra-marinha foi filmada “roubando” pranchas de surfistas em Santa Cruz, no estado norte-americano da Califórnia. Apesar do registro feito em julho, ela é uma velha conhecida das autoridades.
Nos últimos dois anos, há relatos de pranchas levadas ou danificadas pela lontra-marinha. Por enquanto, especialistas tentam decifrar o comportamento atípico, mas já sabem o histórico familiar da lontra-marinha filmada.
Batizada de “Lontra 841”, ela é filha de uma lontra-marinha criada em cativeiro e monitorada pelos órgãos ambientais da Califórnia.
No passado, a mãe de 841 começou a subir em caiaques quando foi reintroduzida no oceano. Para estudá-la, foi levada para um aquário, onde cientistas descobriram que ela estava gestante.
A gestação explicava o comportamento da mãe, mas ainda não há uma explicação do porquê a filha que estava na barriga apresenta um comportamento semelhante. As autoridades estão à procura da 841 e pretendem levá-la para um aquário para fazer exames e evitar acidente, já que as lontras-marinhas possuem dentes fortes capazes de provocar ferimentos.
Uma hipótese é de que tenha sido alimentada por seres humanos, embora não haja evidência de tal prática. O contato e a vontade de “dropar umas ondas” ainda estão em aberto.