Jundiaí registra 2º caso de Varíola dos Macacos

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), informa que Jundiaí registra o segundo caso de ‘monkeypox’ em residente no município. O resultado foi recebido nesta terça-feira (26), enviado pelo Instituto Adolfo Lutz.

O paciente, homem de 39 anos, não está hospitalizado e não registra viagens internacionais, contudo, relatou viagem para São Paulo antes do início dos sintomas. O início dos sintomas ocorreu em 06 de julho. Não há registros de casos secundários suspeitos no município decorrentes da segunda positividade. O paciente permanece em acompanhamento pela equipe de saúde, em isolamento, pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto permanecer com lesões cutâneas.

A investigação epidemiológica está sendo realizada junto das pessoas que tiveram contato com o paciente.

A UGPS salienta que a doença monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. O vírus pode entrar no corpo por contato com lesões, pelo sistema respiratório ou pelos olhos, nariz e boca. Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Não há vacina para a doença.

Todas as equipes de Saúde do município foram orientadas sobre o protocolo para a identificação e notificação dos casos suspeitos para o seguimento das ações de investigação epidemiológicas necessárias.

Foto: Ilustração

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Previous Post

Homem que matou vizinho em Itupeva ficará na Cadeia até julgamento

Next Post

Morre suspeito de furto atropelado por padre em Santa Cruz do Rio Pardo

Related Posts