A Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí está aplicando a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) em adolescentes de 15 a 19 anos. A medida é temporária e segue orientação do Ministério da Saúde, com objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns do mundo.
O imunizante aplicado é a vacina HPV4 (quadrivalente), que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 — relacionados a diferentes tipos de câncer. Atualmente, a vacina faz parte do calendário nacional para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, além de ser destinada a imunocomprometidos de 9 a 45 anos e vítimas de violência sexual de 15 a 45 anos.
Segundo a coordenadora da VE, Carolina de Azevedo, Jundiaí tem 8.680 adolescentes nessa faixa etária, e a meta é vacinar 90% desse público até dezembro.
“O HPV é uma doença silenciosa que pode causar câncer do colo do útero, órgãos genitais, boca e garganta. Por isso, é essencial resgatar os jovens que perderam a oportunidade de se vacinar”, destacou.
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, durante o horário de funcionamento das salas de vacinação. Para ser atendido, é necessário apresentar documento com CPF e, se disponível, a carteirinha de vacinação.
