Em Jundiaí, terrenos públicos antes sem uso vêm se transformando em verdadeiros espaços de convivência e produção sustentável. Por meio do Programa Horta Urbana, criado pelo Decreto nº 30.050 de 2021, a Prefeitura desenvolve ações que estimulam a alimentação saudável, geram renda e aproximam a população do meio ambiente.
Atualmente, o programa mantém 11 hortas espalhadas pela cidade, beneficiando principalmente famílias em situação de vulnerabilidade. De acordo com Viviane de Cassia Olivatto Galiano, diretora do Departamento de Urbanismo e responsável pela iniciativa na UGPUMA, as hortas já existentes estão passando por avaliações para aprimorar o modelo de gestão e intensificar o trabalho integrado entre as unidades envolvidas.

Um exemplo de sucesso é a horta instalada no Jardim Guanabara, na Rua Norivaldo Martins da Silva. Sem o uso de agrotóxicos, o local oferece verduras, hortaliças e PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e ainda promove cursos e atividades em parceria com a EMEB Nelson Álvaro Figueiredo Brito e a UBS do bairro.
“A horta contribui para a promoção de saúde, oferecendo alimentos frescos e espaços de convivência. Os canteiros medicinais complementam nossos grupos educativos com oficinas e orientações”, destaca Taís Regina Bengtson, gerente da UBS Guanabara.
Para quem trabalha diretamente no cultivo, a experiência vai além do sustento. “Entrei em um momento difícil da minha vida. Aqui encontrei uma missão, mexer na terra é terapêutico e me devolveu forças”, conta emocionada Luiza Espedita Gomes, permissionária do espaço.
Josilena Cenachi Ramalho, também permissionária, relata a importância do projeto: “Recebemos moradores do bairro e de outras regiões, inclusive clientes do Cecap e do Bonfiglioli. Além das vendas, a horta virou ponto de encontro para cursos e ações sociais.”
A rotina inclui capina, preparação de canteiros, produção de mudas e atendimento ao público, principalmente durante as feiras de sábado. Além de garantir alimentos mais saudáveis e acessíveis, o programa cria oportunidades de trabalho e promove bem-estar emocional. “Aqui é meu refúgio. Esse espaço nos deu ânimo para continuar”, completa Josilena.

Onde encontrar as hortas urbanas em Jundiaí
- Fazenda Grande – Rua Daniel da Silva, em frente ao nº 460 (Célia Fernandes Micheloti)
- Jardim do Lago – Rua Luiz de Oliveira Arruda, em frente ao nº 344 (Ailton Ramos dos Santos)
- Anhangabaú – Av. Dona Manoela Lacerda Vergueiro, ao lado do nº 171 (Mauro Orlando Baptista)
- Jardim Guanabara – Rua Norivaldo Martins da Silva, ao lado do nº 161 (Luiza Expedita Gomes)
- Cecap – Rua Uva Diamante Negro, s/n – Morada das Vinhas (Renato Camargo)
- Novo Horizonte – Rua Benedito Cucharo, ao lado do nº 271 (Maria Oliveira)
- Novo Horizonte – Rua Felizardo Silvestre, ao lado do nº 291 (Juraci Batista Gomes)
- Jardim do Lago – Rua Medina Pinto Bento, ao lado do nº 212 (José Aparecido Pinto Pinheiro)
- Jardim Pacaembu – Av. dos Imigrantes Italianos, esquina com R. Antônio Zandona (Agno Rogério da Silva)
- Alvorada – Rua Dr. Tolmino Martini, ao lado do nº 314 (Elvis Barbosa Lima)
- Jardim Pacaembu – Rua Bragança Paulista, em frente ao nº 547 (Vinicius Camillo)
