Também conhecida como falência hepática fulminante, a hepatite fulminante é uma inflamação grave que acontece no fígado. Pode acontecer com pessoas com fígado normal ou que já possuem doença hepática.
Os sintomas da hepatite fulminante são similares a outras hepatites entretanto a progressão da doença são extremamente rápidas.
Eles evoluem rapidamente por causa da constante deterioração do fígado, deixando a pessoa bastante debilitada. Os principais sinais e sintomas da hepatite fulminante são:
- Urina escura;
- Olhos e pele amarelados, situação chamada de icterícia;
- Mal estar geral
- Febre baixa;
- Náuseas e Vômitos;
- Dor no lado direito do abdômen;
- Inchaço abdominal;
- Insuficiência renal;
- Hemorragias.
Em estágio avançado a pessoa desenvolve encefalopatia hepática que é quando a inflação atinge o cérebro causando mudança no comportamento, distúrbio de sono e até mesmo o come.
Na maioria dos casos, a hepatite fulminante é consequência de outros problemas como:
- Doenças auto-imunes como Síndrome de Reye e Doença de Wilson;
- Uso de medicamentos, na maioria das vezes como consequência da automedicação;
- Consumo de chás para emagrecimento em excesso e sem orientação;
- Falta de oxigênio nos tecidos hepáticos;
- Excesso de gordura no fígado durante a gravidez.
Como o caso é grave, o tratamento é feito no hospital onde é usado medicamento para desintoxicar o fígado. Em muitos casos é preciso entrar em diálise para filtrar o sangue.
Infelizmente, nem sempre é suficiente o tratamento já que muitas vezes a inflamação é extensa e não há chance para reversão. Nestes casos a recomendação é o transplante de fígado.
Com informações de Boletim News