Setembro Dourado é o mês de conscientização sobre o câncer infanto-juvenil e destaca a importância do diagnóstico precoce, que aumenta em até 80% as chances de cura. E no Hospital da Criança do Grendacc o índice de cura é superior a 80%, por isso a instituição tem muito o que celebrar. Prova disso foi o sino da vitória de Marcela Morija Soares, de 14 anos, que venceu um Sarcoma Fusocelular Renal. A paciente tocou o sino, que simboliza o final do tratamento efetivo contra o câncer, no dia 31 de agosto. Ela descobriu a doença em agosto de 2021, passou por cirurgia de ressecção da massa, quimioterapia, radioterapia, e enfrentou tudo com muita força.
Este foi o sétimo sino da vitória deste ano no Grendacc. Os outros pacientes que venceram o câncer e atualmente estão em acompanhamento são:
11 de fevereiro – Benício Moura Landiva Espogino, 2 anos e 10 meses (Tumor de Wilmes Bilateral);
24 de abril – João Lucas de Paula, 4 anos (Leucemia Mieloide Aguda);
13 de maio – Giovanna de Oliveira Passos, 6 anos (Leucemia Linfoide Aguda);
28 de junho – Pedro Martins Simões Santos, 12 anos (Linfoma de Hodgkin);
15 de julho – Dawene Kellen Baima Costa, 27 anos (Osteossarcoma);
17 de agosto – Valentina Lopes Ferreira, 5 anos (Leucemia Linfoide Aguda).
Durante todo o mês de setembro, o Grendacc fará publicações alertando sobre a atenção que pais e responsáveis devem ter com os sinais e sintomas, ação fundamental para o diagnóstico precoce, que aliado ao tratamento realizado em centros especializados, como o Hospital da Criança, aumentam as chances de cura.
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí, o Grendacc fará o 1º Simpósio Setembro Dourado, no dia 13 de setembro, na Escola de Gestão Pública de Jundiaí. A ação tem como tema “O câncer infantil do ponto de vista multidisciplinar” e será voltada para os profissionais da área da saúde municipais, como pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários da saúde, entre outros.