A família de Márcia Zampolli, de Jundiaí, pede para quem puder, doação de sangue. Ela está passando por tratamento médico no Hospital São Vicente de Paulo e precisa de transfusão de sangue.
Amigos chegaram a lançar nas redes sociais uma corrente com pedidos. Quem puder comparecer na Colsan da Avenida União dos Ferroviários, em frente do Poupatempo, é só seguir algumas das orientações do banco de sangue:
Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação); Ter entre 16 e 69 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos; Pesar acima de 50 quilos; Estar em boas condições de saúde; Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.
*OBS: Os doadores menores de 18 anos acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, deverão levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos que ficarão arquivadas na instituição.
O reconhecimento de firma é dispensável com a presença do responsável legal do começo ao fim da doação e a assinatura constante na cópia do documento de identidade apresentada deve ser idêntica à do Termo de Autorização.
O documento de autorização pode ser retirado no posto de coleta
PARA DOAR SANGUE VOCÊ NÃO DEVE:
Ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite).
QUAL O INTERVALO ENTRE AS DOAÇÕES?
Homens podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses; Mulheres podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses;
A Colsan também possui aplicativo para smartphones. Basta baixar para ter todas as informações.