EUA suspendem vistos de Alexandre de Moraes, familiares e aliados do STF

coisasdeitupeva
2 Min de Leitura

O governo dos Estados Unidos determinou a suspensão dos vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, de pessoas próximas a ele na Corte e também de familiares diretos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) pelo secretário de Estado norte‑americano, Marco Rubio, por meio de suas redes sociais.

De acordo com Rubio, a decisão foi motivada pelas ações do ministro brasileiro que, segundo ele, configuram perseguição política. “A caça às bruxas promovida por Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro resultou em um cenário de censura e violação de direitos que ultrapassa as fronteiras do Brasil, chegando a afetar cidadãos norte‑americanos. Por isso, determinei a revogação dos vistos de Moraes, de aliados no STF e de seus familiares próximos, com efeito imediato”, declarou.

O secretário também fez referência à recente decisão de Moraes que obrigou o ex‑presidente Jair Bolsonaro (PL) a usar tornozeleira eletrônica e proibiu o acesso dele às redes sociais. “Trump deixou claro que sua administração responsabilizará estrangeiros que pratiquem censura contra liberdade de expressão protegida nos Estados Unidos”, acrescentou Rubio.

A medida foi anunciada no mesmo dia em que a Primeira Turma do STF formou maioria (4 a 0) para manter a decisão de Moraes no caso envolvendo Bolsonaro. A Turma é composta por cinco ministros.

Compartilhar o artigo