Embratur firma acordos para atrair nômades digitais

Embratur/Sebrae

Destinos devem se preparar para oferecer infraestrutura e serviços que possibilitem o trabalho remoto

Destinos devem se preparar para oferecer infraestrutura e serviços que possibilitem o trabalho remoto

Com foco na promoção de produtos, destinos e serviços turísticos voltados para o segmento de nômades digitais, a Embratur assinou, em conjunto com a NomadX, um protocolo de intenções para posicionamento do Brasil junto desse crescente público, formado por pessoas que trabalham remotamente, de qualquer lugar do mundo, com acesso à internet. A parceria foi firmada durante a WTM Latin America 2025.

A colaboração representa uma oportunidade de promover o Brasil como um destino turístico de destaque, aumentando a visibilidade, a acessibilidade e a atratividade dos viajantes que utilizam a plataforma NomadX com a curadoria de destinos que estão prontos para receber a demanda de nômades. A parceria vai aumentar a oferta de destinos na plataforma e desenvolver ações de promoção relacionadas ao segmento de nomadismo digital.

“A Embratur foca em inovação e em tecnologia para trazer mais estrangeiros ao nosso país e melhorar a experiência de quem vem nos visitar. É importante mostrarmos ao mundo que o Brasil possui infraestrutura e serviços que atendem à necessidade desse perfil específico de turista e, ainda, que eles possam usufruir da riqueza natural e cultural de uma forma que só o nosso País consegue oferecer”

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo

Para o CEO da NomadX, Gonçalo Hall, a assinatura do protocolo é um passo histórico para o Brasil no cenário global do nomadismo digital. “Estou extremamente entusiasmado em colaborar com o Brasil para posicionar o país como um dos destinos mais desejados pelos mais de 40 milhões de nômades digitais espalhados pelo mundo”, disse.

Brasil como destino de hospedagem sustentável de alto padrão

Na WTM-LA 2025, a Embratur também firmou um acordo de cooperação com a Associação de Hotéis Roteiros de Charme, com foco na promoção internacional do Brasil como destino de hospedagem de alta qualidade, sustentável e autêntica. A assinatura oficial contou com a presença do presidente da Agência, Marcelo Freixo, e do presidente da Roteiros de Charme, Roberto Fuzetti.

Ricardo Vilarini

Marcelo Freixo e Roberto Fuzetti

Marcelo Freixo e Roberto Fuzetti

A parceria busca posicionar o Brasil como referência em Turismo de experiência, luxo consciente e sustentabilidade, destacando a oferta de hotéis-boutique, hotéis-fazenda, ecolodges, casas históricas e hotéis de charme. O objetivo central da iniciativa é divulgar o destino no mercado internacional, atraindo turistas que buscam vivências imersivas, autênticas e alinhadas a práticas responsáveis com o meio ambiente.

“Nós estamos falando de um dos pontos fortes da promoção internacional do Brasil. São hotéis que já estão preparados para o Turismo internacional, que já recebem com frequência esse perfil de visitante, que têm experiências com alto patamar de qualidade e esse reconhecimento lá de fora. Para a Embratur, trabalhar em parceria com esses estabelecimentos significa qualificar ainda mais a recepção dos turistas estrangeiros que vêm para os nossos destinos. E, a gente não pode esquecer, isso é mais emprego e renda para os municípios”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Para o presidente da Associação de Hotéis Roteiros de Charme a parceria é “um reconhecimento à contínua dedicação de mais de três décadas em oferecer uma hotelaria de qualidade, integrando práticas sustentáveis às nossas operações, engajando hoteleiros e viajantes e, acima de tudo, respeitando o meio ambiente e as comunidades locais na atividade turística. Esta iniciativa valoriza nossos ativos turísticos e culturais, sendo fundamental para incrementar o Turismo nacional e internacional. Celebramos que a Embratur esteja empenhada em valorizar a sustentabilidade na pauta prioritária do Turismo”, afirmou Roberto Fuzetti.

A colaboração também permitirá ações conjuntas de comunicação, capacitação de operadores e agentes internacionais, e promoção dos produtos associados à Roteiros de Charme em eventos, press trips, campanhas e mídias digitais. Haverá ainda o compartilhamento de dados e informações estratégicas para embasar diagnósticos e estruturar estratégias de promoção internacional.


Com informações de Beatriz Contelli

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Previous Post

Governo retoma bônus de produtividade para reduzir filas do INSS

Next Post

BR Feminino: Ferroviária vence 3B da Amazônia e retoma liderança

Related Posts