Educadores de Jundiaí compartilham em livro experiências do desemparedamento

Publicada em 10/12/2024 às 16:54

Em meio a depoimentos emocionantes e comoventes, a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques realizou a entrega do livro “Desemparedamento da Escola: uma experiência construída no cotidiano da rede municipal de Jundiaí”. A publicação reúne experiências e relatos de 18 educadores sobre as propostas com a metodologia do desemparedamento aplicada em suas unidades escolares.

Com a presença dos autores do livro e da escritora e doutora em Educação, Eliane Reame, autora do posfácio da publicação, o encontro foi uma oportunidade de troca de experiências e de reflexão sobre práticas educativas de desemparedamento.

A gestora Vastí Ferrari Marques lembra que foram analisadas aproximadamente 120 experiências, todas de alto nível, que relatavam sobre as práticas e sua aplicabilidade sobre o tema. “Jundiaí se torna referência quando o assunto é desemparedamento. A educação precisa ser disruptiva para além das quatro paredes”.

A diretora do Departamento de Formação da UGE, Silvia Magalhães, ressalta que foram várias experiências relatadas e compartilhadas, porém 11 práticas foram escolhidas para a publicação. Entre os temas estão: “Brincadeiras que Aquecem o Coração”, “O Bairro da Nossa Escola”, “Surge o Bosque das Descobertas”, “Água e Solo Tamo Junto” e outros.  “Todos os educadores da rede municipal receberão um exemplar do livro, assim como as bibliotecas de suas respectivas unidades escolares.”

A doutora em Educação, Eliane Reame, foi convidada a escrever o pósfácio da segunda edição

Histórias como a do professor Edward de Abreu Campanario Neto ao abordar sobre a “Rota Industrial da Vila Arens” estão presentes no livro. Acostumado a levar seus estudantes a espaços públicos para “explorar” a história de Jundiaí, o professor relatou a experiência de utilizar a metodologia do desemparedamento no processo de ensino e de aprendizagem. “Sinto-me honrado pela oportunidade e também por poder compartilhar a experiência com os meus colegas.”

A autora, Eliane Reame, tem Jundiaí como referência para estudar o tema e não por coincidência foi convidada a escrever o posfácio desta edição. “Espero que a iniciativa continue porque esses relatos e vivências precisam ser compartilhadas entre todos. São propostas que estão sendo colocadas em prática  e que têm transformado o ambiente escolar.”

A teoria precede a prática

Durante a VII Semana de Atualização Pedagógica (SAP), realizada em fevereiro deste ano, foi lançado e entregue aos educadores o livro “Desemparedamento da Escola: a qualidade do ensino nos contextos do Programa Escola Inovadora”, que aborda o desemparedamento como uma metodologia fundamentada teoricamente e sustentada pelo conhecimento profissional docente.

Educadores colocaram no papel suas experiências sobre desemparedamento aplicados em suas unidades

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí

Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2024/12/10/educadores-de-jundiai-compartilham-em-livro-experiencias-do-desemparedamento/


Com informações de lgouvea

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Previous Post

CNJ mantém afastado juiz citado em relatório sobre tentativa de golpe

Next Post

Senado aprova regras para uso da inteligência artificial

Related Posts