A comovente narrativa de Fábio Cordeiro da Silva, um jogador de futebol amador de 35 anos, ganha proeminência após seu falecimento no último sábado, em virtude de um acidente vascular cerebral (AVC) em Santos, localizado no litoral de São Paulo. Essa história agora é enaltecida pelo fato de Fábio ter se tornado um potencial doador de coração, o qual foi transplantado no renomado apresentador Fausto Silva, de 73 anos, no domingo (27).
Afetuosamente conhecido entre seus colegas do futebol amador como “Esquerdinha”, Fábio sofreu um AVC na quarta-feira passada (23), enquanto exercia sua atividade como azulejista em um apartamento. De maneira trágica, ele estava sozinho na ocasião e somente foi descoberto no dia subsequente (24) pela equipe que trabalhava na obra em que estava envolvido.
Mesmo permanecendo consciente, porém com paralisia no lado direito do corpo, o esportista foi rapidamente transportado à Casa de Saúde de Santos, onde passou por uma intervenção cirúrgica no cérebro.
Entretanto, o sábado trouxe a lamentável confirmação do diagnóstico de morte cerebral de Fábio. Em um ato de generosidade, sua família optou por doar seus órgãos.
Dentre os órgãos doados, destaca-se o coração. Embora a Secretaria de Estado da Saúde não possa ratificar oficialmente esta informação, há evidências sólidas sugerindo que Fábio seja o doador do coração que ofereceu uma nova oportunidade de vida ao apresentador Faustão.
Por meio de um helicóptero partindo de Santos, esse órgão foi transportado até seu destino, marcando uma jornada que possivelmente resgatou a vida de uma pessoa admirada por muitos.