AUMENTAM OS ‘GOLPES DE PEDIDOS DE DINHEIRO’ PELO WHATSAPP

Na última semana, seis casos foram relatados à equipe de Redação da Coisas de Itupeva , por Itupevenses, jundiaienses e louveirenses terem sido vítimas de criminosos que se passaram por ‘filhos’ enviando mensagens de solicitação de dinheiro por pix ou transferência bancária. O início do golpe se dá com a captura pelos bandidos de uma foto do filho (a) do alvo (mãe ou pai) para ser utilizada no perfil, dando credibilidade à conversa.

A seguir, por vários caminhos da internet, obtêm o número do celular da pessoa que será o alvo. O golpista, se passando pelo filho, ou filha, explica à mãe, ou pai, que comprou um novo celular, que trocou o número, mas que o aplicativo está fora do ar.

Após as explicações, o “filho/filha” pede que enviem R$ 500,00 para uma determinada conta e pede, através de pix, ou transferência. A vítima só descobre mais tarde, ao converse com o número verdadeiro do filho ou filha.

Nesses casos, o primeiro passo é tentar entrar em contato com a pessoa que está solicitando a transferência de valores através de um número que você já conhece ou solicitar uma mensagem de voz. Confirmando a tentativa de golpe, você deverá denunciar o contato suspeito no próprio WhatsApp. Em seguida, é preciso dar seguimento na denúncia, através do e-mail do aplicativo ([email protected]), informando o ocorrido. Além disso, a vítima deve comunicar a situação para o maior número.

Importante também fazer o Boletim de Ocorrência, para que a Polícia Civil possa investigar o número e encontrar o golpista ou quadrilha.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Previous Post

Jovem invade escola com faca para acertar contas com suposto estuprador

Next Post

GCM de Itupeva evita tragédia no dia dos pais

Related Posts