Ao longo de um ano, Prefeitura vacinou 2.206 animais em Itupeva

Vacinação Antirrábica é realizada na cidade em pontos fixos distribuídos pelos bairros, mediante agendamento prévio.

Com o intuito de proteger os pets contra a Raiva, a Prefeitura de Itupeva, num trabalho coordenado pela Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) informa que, ao longo de um ano, 2.206 animais – entre cães e gatos – receberam a vacina antirrábica na cidade.

O levantamento da UVZ é referente ao primeiro ano da ação, ou seja, de março de 2022 a abril de 2023. Vale ressaltar que atualmente o trabalho de vacinação antirrábica acontece semanalmente e não apenas no mês de agosto como acontecia até 2018. Além disso, esse formato da ação é permanente e não deixará de ser realizado na cidade.

De março a junho do ano passado foram vacinados 274 animais. Já em agosto e setembro, a média de vacinação foi de 75 animais por sábado.

A partir de outubro de 2022 até fevereiro de 2023, a média no município foi mantida, com 100 vacinações a cada sábado, mas desde o dia 11 de março, essa média vem caindo e atualmente estão sendo vacinados apenas 75 animais por sábado.

Ao longo deste período, 1.636 cães foram vacinados, além de 570 gatos, totalizando 2.206 animais.

A veterinária da UVZ, Jane Fraga ressaltou que a média registrada em Itupeva é considerada boa. “Mas estima-se que a cidade tenha uma população canina e felina de cerca de 5 mil a 10 mil animais. Se a adesão da população for maior podemos vacinar mais animais contra a raiva nos próximos 12 meses”, comentou, detalhando os números do último atendimento, que ocorreu no sábado (15), nas dependências do Cemeb Vereador Laerte Retondo, no bairro Nova Monte Serrat. “Na ocasião foram vacinados 59 cães e 15 gatos”, descreveu.

Por sua vez, a coordenadora da UVZ, Gilmara Breda, ressaltou que a vacinação animal é importante para a vigilância de raiva no município. “A UVZ conta com uma equipe qualificada para isso, além do apoio de outras secretarias para garantir a qualidade e a abrangência do serviço, temos capacidade de vacinar até 150 animais por sábado, se todas as vagas forem preenchidas e não houver desistências podemos atingir 5 mil animais vacinados nos próximos 12 meses”, afirmou.

Sobre a vacinação antirrábica em Itupeva

Trata-se de uma ação de rotina, realizada sempre aos sábados, durante o ano todo, em 10 pontos fixos distribuídos pelos bairros, mediante agendamento prévio.

O objetivo é imunizar cães e gatos contra a raiva, doença transmitida por vírus tanto para o homem como para o animal.

A vacinação está liberada para todos os cães e gatos do município a partir de 3 meses de vida. “Por ser uma vacinação anual, orientamos que aqueles animais vacinados em 2022, que já tenham 12 meses de intervalo, sejam imunizados novamente. Pedimos que os tutores façam o agendamento e protejam seus bichinhos”, detalhou Jane Fraga. “Também recomendamos aos tutores que não puderam vacinar seus animais em 2022 acessem o site da Prefeitura e agendem a vacinação no primeiro semestre do ano”, complementou.

As agendas de vacinação estão disponíveis sempre com 15 dias de antecedência e conforme o cronograma for cumprido, novas datas serão liberadas no site da Prefeitura. O agendamento deve ser feito neste link: https://www.itupeva.sp.gov.br/prefeitura/unidade-de-vigilancia-em-zoonoses-de-itupeva-uvz/vacinacao-animal

Sobre a doença

A transmissão da doença ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

Uma vez infectado, o paciente tem o sistema nervoso central afetado. A raiva é uma doença letal e a vacinação de cães e gatos é um dos pontos importantes para o controle da doença dentro do município de Itupeva.

Cronograma das próximas datas e locais de vacinação

29/04/2023: Cemeb Jacob Victor Levis – Guacuri
06/05/2023: Cemeb Professora Thereza A. Lourençon – Vila São João

Confira os pontos fixos de vacinação:

Cemeb Prefeito José De Oliveira – Pacaembu I
Complexo Esportivo Dorival Raymundo – Jardim São Vicente
Cemeb Fazenda Pinheiro – Cafezal I
Cemeb Mário Covas – Vila Independência
Cemeb José Leme Do Prado Filho – Santo Antônio
Cemeb Professora Maria Stela Sales Izzo – Parque das Hortênsias
Cemeb Laerte Retondo – Nova Monte Serrat
USF Quilombo (Nova) – Quilombo
Cemeb Jacob Victor Levis – Guacuri
Cemeb Professora Thereza Angelina Lourençon – Vila São João

Saiba mais:
A UVZ alerta à população que as desistências acabam atrapalhando o processo e a logística de vacinação, tirando a oportunidade de outros tutores interessados em vacinar seus animais.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Previous Post

Saúde divulga balanço da ação especial de vacinação em todas as Unidades Básicas

Next Post

Unidade de Vigilância de Zoonoses mantém ações de combate à Dengue

Related Posts