Anvisa aprova uso emergencial de remédio antiviral da Pfizer contra a Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última quarta-feira (30) a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, do medicamento Paxlovid para tratar a Covid-19.

A decisão ocorreu durante a 6ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada da agência.

Conforme informou a Anvisa em nota oficial, o medicamento já foi aprovado para uso emergencial na Europa e em países como Estados Unidos, México, Canadá, China, Austrália, Japão, Reino Unido.

Na agência reguladora brasileira, o pedido de uso emergencial foi apresentado pela empresa Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda./Pfizer, no dia 15 de fevereiro.

Uso do medicamento

De acordo com a Anvisa, o Paxlovid é indicado para o tratamento da covid-19 em adultos que não requerem oxigênio suplementar e apresentam risco de progressão para a doença grave. A venda vai acontecer sob prescrição médica.

Com relação as limitações de uso, o medicamento não está autorizado para profilaxia pré ou pós-exposição para prevenção da infecção pelo novo coronavírus.

Além disso, o Paxlovid não está autorizado para uso por mais de cinco dias, e deve-se evitar a gravidez durante o tratamento. O remédio também não é recomendado para pacientes com insuficiência renal grave ou com falha renal.

É importante ressaltar que o medicamento não substitui a vacina contra a covid-19. “Reitero que a vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19, as hospitalizações e os óbitos”, afirmou Meiruze Freitas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Previous Post

Caso Lara: polícia divulga identidade do principal suspeito de ter assassinado a adolescente

Next Post

Menina de SP descobre que não irá tirar traqueostomia por sofrer da mesma doença que o Papa Francisco

Related Posts