No âmbito das atividades programadas para a campanha ‘Setembro Verde’, que celebra e promove a conscientização em relação à luta das pessoas com deficiência, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Parque das Hortênsias, em colaboração com o Projeto de Esportes Para Todos (PEPT), organizou um encontro na quinta-feira, dia 14, entre os estudantes do projeto e crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS. O objetivo era promover a troca de experiências sobre o esporte adaptado, suas diferentes modalidades e a inclusão como um todo.
A ação foi liderada pela professora Jane Bergantin, responsável pelo PEPT, que compartilhou seu conhecimento sobre esportes adaptados, esclareceu dúvidas e relatou sua experiência em competições em âmbito regional, nacional e internacional.
“Estou muito grata ao CRAS Parque das Hortênsias por essa iniciativa. Foi uma satisfação apresentar às crianças e adolescentes o que é o esporte adaptado, com informações e vivências em algumas das modalidades. Conseguimos mostrar um pouco da rotina dos atletas do PEPT”, declarou Jane Bergantin, juntamente com o professor José Roberto da Rocha. Atualmente, o PEPT atende aproximadamente 70 alunos.
A psicóloga Susan Amaral Paiva, que atua no CRAS Parque das Hortênsias, ressaltou a importância da integração para esse público. “Todos tiveram a oportunidade de vivenciar algumas modalidades esportivas de forma inclusiva, o que é representativo da inclusão que foi promovida”, comentou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, destacou a relevância dessa iniciativa. “As crianças e adolescentes que frequentam o CRAS adquiriram novos conhecimentos e ampliaram seu sentimento de empatia e respeito pelas diferenças entre todos”, afirmou.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itupeva (Comped), Daiane Bandeira, também participou desse evento.
A seguir, estão listadas algumas das modalidades oferecidas pelo PEPT:
- Ciclismo
- Bocha
- Tênis
- Ginástica Rítmica e Dança
- Atletismo
- Skate