Mães, pais e responsáveis já podem se preparar para este momento. Sabe como? Fazendo o pré-cadastro no site VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br). Neste momento é obrigatória a apresentação do CPF.
Então, se a criança ainda não conta com esse documento, é necessário realizar a solicitação o quanto antes. As alternativas são: site da Receita Federal, ou presencialmente nas agências dos Correios, Caixa ou Banco do Brasil.
A prioridade da vacinação será de crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas.
A imunização deve ocorrer de forma simbólica, destinada a um pequeno grupo, exatamente como foi feito em janeiro de 2021, quando a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, se tornou a primeira pessoa a receber a dose da vacina contra a Covid no país.
A expectativa do governo do estado é a de vacinar 4,3 milhões de crianças no período de três semanas.
A vacinação deve ocorrer de forma escalonada, em ordem decrescente,como foi feito com a população adulta, mas o governo aguarda o recebimento de doses para divulgar um calendário. Veja como vai funcionar a vacinação infantil.
De acordo com a gestão estadual, a capacidade de vacinação do estado é de 250 mil crianças por dia, podendo este número ser até superior de acordo com a demanda das famílias paulistas.