16 de janeiro, quinta-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Levantamento mostra que os decretos de Bolsonaro sobre porte e posse de armas aliviam as penas de condenados no RJ. O processo de impeachment de Trump chega ao Senado dos EUA. O governo americano formaliza o apoio à entrada do Brasil na OCDE, o “clube dos ricos”. O Assunto de hoje é a fila do INSS: 1,3 milhão de brasileiros estão com pedidos parados. Renata Lo Prete conversa com o presidente do órgão para entender as causas do problema e o que está sendo feito.

Porte e posse de armas

Os novos decretos alterando regras sobre o uso de armas foram usados pelas defesas de presos no RJ para aliviar as penas. Levantamento do G1 mostra que 57 condenados pediram revisão, e 46 deles conseguiram reduzir as condenações. Todos estão presos por porte ou posse ilegal de armas, mas 11 deles também respondem por outros crimes, como tráfico, assalto, homicídio e sequestro.

Prévia do PIB

O Banco Central divulga daqui a pouco a prévia do PIB no mês de novembro. O resultado do IBC-BR dará um panorama do nível de atividade da economia brasileira em 11 meses do ano passado. Até outubro de 2019, foi registrada uma alta de 0,95%.

Próximo da fila

Os EUA entregaram a carta em que formalizam o apoio à entrada do Brasil na OCDE, o chamado “clube dos países ricos”. O governo americano desistiu de pedir prioridade para a Argentina e o Brasil se tornou o próximo da fila. Mas o processo ainda demora pra começar, depende do aval dos 36 membros do bloco, e o Ministério da Economia prevê que a adesão leve até 2 anos.

  • Comércio entre Brasil e Venezuela volta a cair em 2019 e atinge menor valor em 20 anos

O Assunto: atrasos no INSS

Por falar em fila, os atrasos no INSS estão no podcast O Assunto de hoje. Renata Lo Prete traz os relatos de quem espera há meses por uma resposta para pedidos de aposentadoria e outros benefícios, e conversa com o presidente do instituto, Renato Vieira. Ele explica as causas do apagão dos serviços no INSS e as medidas adotadas para normalizar a situação.

Mais economia:

  • Segurados relatam atrasos na liberação do seguro-desemprego por causa de saque imediato do FGTS
  • Calendário PIS-Pasep 2019-2020: pagamento de abono salarial para nascidos em janeiro e fevereiro começa hoje

Impeachment de Trump

Deputados democratas levam processo de impeachment contra Trump ao Senado dos EUA nesta quarta-feira (15)  — Foto: Jonathan Ernst/Reuters
Deputados democratas levam processo de impeachment contra Trump ao Senado dos EUA nesta quarta-feira (15) — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Depois de uma cerimônia cheia de pompa na Câmara, o impeachment de Donald Trump será recebido oficialmente hoje no Senado – em outra solenidade. Por lá, os senadores de maioria republicana ainda precisam decidir se vão reabrir as investigações e ouvir novas testemunhas, que foram anexadas ao processo pelos deputados democratas.

Legado olímpico interditado

Piso solto no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio — Foto: Danilo Pousada/ GloboNews
Piso solto no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio — Foto: Danilo Pousada/ GloboNews

A Justiça mandou interditar as arenas do Parque Olímpico do Rio em até 48 horas. A ordem atende a um pedido do Ministério Público Federal, que alega que as instalações não podem ser usadas porque estão sem licenças, como laudo de vistoria dos bombeiros e o “habite-se” da Prefeitura.

Água com cheiro

A Cedae afirmou que vai normalizar o abastecimento de água no Rio de Janeiro na próxima semana. Moradores reclamam há mais de 10 dias da qualidade de água, que chega às casas turva, com gosto e cheiro ruins. A melhora nas torneiras, porém, vai variar de acordo com o tamanho dos reservatórios.

Água com dietilenoglicol

Ministério aponta novos lotes de Belorizontina, da Backer, contaminados — Foto: Danilo girundi/TV Globo
Ministério aponta novos lotes de Belorizontina, da Backer, contaminados — Foto: Danilo girundi/TV Globo

Uma auditoria feita na cervejaria Backer encontrou água contaminada com a substância tóxica dietilenoglicol em uma das etapas de produção das cervejas da empresa. A polícia de MG confirmou a morte de mais uma pessoa pela síndrome nefroneural. Uma força-tarefa apura se os casos de intoxicação têm relação com o consumo de cervejas contaminadas da marca.

Com informações do G1

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Previous Post

Florida Cup: Luan estreia com 2 gols e Corinthians vence NY City

Next Post

Adolescente ladrão passa a madrugada dentro do Maxi para furtar loja

Related Posts