Itupeva registra segundo morcego com raiva após quatro anos; Vigilância em Zoonoses reforça cuidados

coisasdeitupeva
2 Min de Leitura

A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Itupeva confirmou o segundo caso de morcego positivo para raiva no município, após um intervalo de quatro anos sem registros da doença.

O animal foi encontrado já morto dentro de uma residência no condomínio Terras de Santa Tereza. De acordo com a UVZ, não houve contato com moradores nem com animais domésticos. O responsável pelo imóvel seguiu corretamente o protocolo ao acionar a Vigilância em Vinhedo, cidade vizinha, para o recolhimento seguro do morcego. O animal segue em análise para identificação da espécie.

Ações preventivas

A UVZ reforça que morcegos são animais silvestres protegidos por lei, sendo proibida qualquer forma de agressão ou morte, sob pena de crime ambiental. Como medida de precaução, serão realizadas ações de vigilância e orientação junto aos moradores do condomínio, além da intensificação de informações em clínicas veterinárias e Unidades Básicas de Saúde da região.

Orientações à população

A recomendação é que, sempre que um morcego for encontrado em situação incomum – como dentro de casas, caído no chão, voando durante o dia ou em quintais –, a população não tente manipulá-lo. A orientação é isolar o espaço ou cobrir o animal com um recipiente até a chegada da equipe técnica.

O contato deve ser feito diretamente com a UVZ pelo telefone (11) 4591-8527, que realiza o recolhimento de forma segura.

Vacinação antirrábica gratuita

Como parte das ações de prevenção, a UVZ disponibiliza vacina antirrábica gratuita para cães e gatos, mediante agendamento no site da Prefeitura de Itupeva. O atendimento ocorre na sede da unidade, localizada na Praça São Paulo, 233 – Centro (ao lado da Casa da Cultura e em frente à Rodoviária).

Compartilhar o artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.