Grupo de Homens promove saúde e bem-estar na Clínica da Família Ponte São João

coisasdeitupeva
3 Min de Leitura

A Clínica da Família Ponte São João, em Jundiaí, desenvolve desde fevereiro o Grupo de Homens, iniciativa voltada à prevenção de doenças e promoção da saúde da população masculina. O projeto, que começou com oito integrantes, já reúne mais de 20 participantes em encontros mensais, sempre na última segunda-feira do mês.

Foco na saúde masculina

A cada encontro, temas específicos são discutidos com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre fatores de risco e cuidados preventivos. Entre os assuntos já abordados estão colesterol, uso de medicamentos, testosterona e atividade física, gordura abdominal, hipertensão, diabetes e doenças renais.

Segundo o agente comunitário de saúde Hiversen André Baroni, a proposta é romper o ciclo de procura tardia pelos serviços de saúde.

“Os homens geralmente só procuram atendimento quando a doença já está agravada e, muitas vezes, não aderem ao tratamento. Criamos o grupo para acolhê-los de forma contínua, indo além da consulta médica”, destacou.

Multiplicadores de cuidados

Além do autocuidado, os participantes também se tornam multiplicadores das informações, conforme explica o agente comunitário de saúde Geovane Oliveira da Silva.

“Eles passam a olhar para si e levam esse conhecimento para a família e amigos. Dessa forma, conseguimos ampliar a prevenção, melhorar a qualidade de vida e evitar o agravamento de diversas condições de saúde.”

Avaliação dos participantes

Os aposentados Hélio Bueno de Camargo e João Valini reforçam a importância da iniciativa.

“É muito bom, porque esclarece muitas dúvidas e nós ficamos mais à vontade, já que são só homens. Sempre reservo a data na minha agenda”, relatou Camargo.
“Eu nunca tinha participado de um grupo assim e estou aproveitando bastante. A convivência e as novas amizades são muito positivas”, acrescentou Valini.

Outras atividades

Além do Grupo de Homens, a Clínica da Família Ponte São João também oferece caminhada, ginástica laboral, pilates solo, grupos sobre sobrepeso e obesidade, neurodivergência, respiração e meditação, arteterapia, dança, Lian Gong, entre outros.

Em toda a rede de Atenção Básica de Jundiaí — que inclui Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família — há atividades em grupo voltadas para prevenção e promoção da saúde. As programações podem ser consultadas diretamente nas unidades de referência.

Compartilhar o artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.