O paralímpico Ricardo Novais Santos Carlos, do PEPT – Projeto Esporte Para Todos de Itupeva, representou a cidade na 2ª Fase Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo, realizada no último fim de semana (23 e 24) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
O evento reuniu 475 atletas de todo o país e é considerado uma das etapas mais importantes do atletismo paralímpico nacional. A competição também serviu como preparação para o Campeonato Mundial, que será disputado entre 27 de setembro e 5 de outubro, em Nova Déli, na Índia.
Ricardo competiu nas provas de 100 metros rasos e salto em distância, classificando-se para a competição após atingir os índices exigidos no ano anterior. Nos 100 metros, o atleta terminou em 7º lugar, enquanto no salto em distância ficou na 8ª posição. Ele contou com o acompanhamento da professora Jane Bergantin, técnica e idealizadora do PEPT.
Relevância do Circuito Paralímpico Loterias Caixa
O Circuito, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa, é fundamental para o desenvolvimento técnico dos atletas paralímpicos, reunindo competidores experientes e novos talentos. Nesta edição, mais de 90% dos convocados brasileiros para o Mundial participaram das provas.
Além de servir como medição de desempenho em alto nível, a competição permite ajustes finais na preparação da delegação brasileira para o Campeonato Mundial, consolidando-se como etapa estratégica para atletas e técnicos.
