Projeto “Óleo do Bem” arrecada quase 5 mil litros e premia escolas campeãs

coisasdeitupeva
2 Min de Leitura

O projeto “Óleo do Bem” encerrou o semestre com a arrecadação de 4.942 litros de óleo de cozinha usado, fruto do engajamento de estudantes da rede municipal de ensino de Jundiaí e dos cinco pontos de atendimento da DAE. O anúncio do resultado foi feito na última sexta-feira (1), na Emeb Professora Rute Miranda Duarte Sirilo, no Terra Nova — escola campeã com 474 litros arrecadados.

Em segundo lugar ficou a Emeb Professora Odila Richter, do Bom Jardim, que arrecadou 276 litros com apenas 165 alunos. Ao todo, mais de 33 mil estudantes foram impactados pelo projeto, realizado em parceria entre a Prefeitura (por meio da Unidade de Gestão de Educação), a DAE Jundiaí, GL Foods, CSJ, com apoio da Cetesb, TVTEM e ONG Viva Mundo.

Uma das sorteadas com os kits disponibilizados pelo projeto, Valentina comemorou com a Capivara Fofucha, Garça Nina e Macaco Kiko

O óleo recolhido foi transformado em sabão em pedra e biodiesel, contribuindo para a proteção de cerca de 124,5 milhões de litros de água e evitando a emissão de 26 toneladas de CO₂.

A diretora da escola vencedora, Raquel Ferracini, destacou o envolvimento da comunidade: “O futuro é das crianças, e é esse o mundo que queremos deixar.”

Como premiação, os alunos ganharam passeio ao Mundo das Crianças, quebra-cabeças temático, kits de livros e 40 mochilas com estojos foram sorteados. A estudante Valentina Romera, de 10 anos, celebrou: “Aprendi que jogar óleo na pia polui o rio e atrapalha as plantas debaixo d’água.”

O projeto terá nova edição no segundo semestre.

Animação das crianças e das equipes marcou a revelação dos resultados nas campeãs
Compartilhar o artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.