Trump propõe defesa antimísseis gratuita ao Canadá em troca de anexação

coisasdeitupeva
2 Min de Leitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu ao sugerir que o Canadá poderia ter acesso gratuito ao novo sistema de defesa antimísseis americano, o Golden Dome, caso aceitasse ser anexado como o 51º estado norte-americano.

Atualmente, a proposta é que o Canadá pague US$ 61 bilhões para participar do projeto, que tem como objetivo interceptar mísseis de longo alcance usando satélites e tecnologia de última geração. No entanto, Trump afirmou em sua rede social, a Truth Social, que esse custo seria zerado em caso de anexação:

“Será grátis se eles se juntarem a nós como um Estado igual.”

Apesar de o governo canadense negar qualquer negociação sobre anexação, Trump insiste que há interesse por parte do país vizinho.

Golden Dome: o novo escudo dos EUA

Inspirado no sistema israelense Iron Dome, o Golden Dome é um ambicioso projeto de defesa aérea dos EUA, orçado em US$ 175 bilhões e com previsão de conclusão em três anos. A iniciativa envolve uma rede de satélites e interceptadores terrestres capazes de neutralizar ameaças balísticas vindas de qualquer parte do mundo — inclusive do espaço.

O general Michael Guetlein, da Força Espacial dos EUA, será o responsável por coordenar o projeto. A SpaceX, de Elon Musk, também poderá participar da empreitada com o lançamento de satélites e cargas militares em órbita.

Trump justificou a criação do sistema mencionando potenciais ameaças de países como China, Rússia e Coreia do Norte.

“Quando finalizado, o Golden Dome eliminará qualquer ameaça de míssil contra nosso território”, declarou.

Compartilhar o artigo
Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.