No próximo sábado (14), o Brasil terá a oportunidade de testemunhar um eclipse anular do Sol, e nas regiões Norte e Nordeste, o espetáculo será completo. Esse evento cósmico ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, com seu diâmetro aparente menor que o do Sol. Como a sombra lunar não cobre completamente o Sol, forma-se um “anel de fogo” no céu.
Alguns estados estão na faixa de anularidade, onde o eclipse será total. Confira quais são: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba (com a capital João Pessoa na faixa), Pernambuco e Rio Grande do Norte (com a capital Natal na faixa). Nas demais regiões do país, o fenômeno será parcial, dando a impressão de que o Sol está sendo “mordido” pela Lua.
Em Jundiaí, a visualização do eclipse começará às 15h29.
E IMPORTANTE: Nunca olhe diretamente para o Sol. A observação de um eclipse solar requer o uso de óculos especiais, filtros apropriados ou olhar para o reflexo do Sol. Evite utilizar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros dispositivos não apropriados.
